quarta-feira, 25 de março de 2015

O Trono do Espírito Santo no Apocalipse



Aqueles que atualmente levantam questionamentos sobre a doutrina bíblica da Trindade sempre fazem uma pergunta, a qual imaginam que provoca embaraço para os defensores da doutrina:


"Se existe mesmo uma Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), então por que o Apocalipse não menciona o trono do Espírito, enquanto que fala claramente sobre o trono do Pai e do Fiho?"


Segundo o Prof. Demóstenes Neves (SALT-IAENE), um dos grandes apologetas Adventistas brasileiros da atualidade, a explicação é simples:


O tema do Apocalipse é Cristo e sua obra redentora. A ênfase é Sua vitória e entronização, e não a obra do Espírito Santo. Outros exemplos podemos ver na própria Bíblia: O tema de Rute, Ester, Cantares e outros não é explicitamente o Messias e nem a divindade de Jeová, portanto não se deve procurar um assunto quando não é esse o tema de um livro. O Apocalipse não trata da entronização do Espírito Santo, daí não se preocupar com o tema.

Declara-se, ainda, do Espírito Santo que Ele habita com e nos crentes para sempre, como vemos em Jo 14:16, 17 e que o nosso corpo é Seu templo individual (1Co 6:19). Isso requer onipresença, para viver em cada crente simultaneamente, sempre, até que Jesus volte. Tal poder nem Gabriel e nem todos os anjos juntos possuem (como alguns insistem em dizer que o Espírito Santo é apenas um anjo especial). Aliás, a Bíblia não informa que os anjos de Deus moram dentro dos homens. Eles, embora residam no céu, “acampam” ao “redor” dos que temem a Deus e os livram (Sl 34:7).


Ainda na análise desta declaração bíblica de que o nosso corpo (individualmente) é “templo” (gr. naós) do Espírito Santo (1Co 6:19) e que “nós” (coletivamente como igreja) somos Seu “templo” (gr. naós), é importante notar que a palavra usada para "templo" em ambos os casos não é a palavra grega "hieron", que se referia a todo o complexo do templo. Embora às vezes usadas como sinônimos, naós (1Co 3:16; 6:19) é a palavra preferida para referir-se ao lugar Santíssimo do templo de Israel, o lugar da presença de Deus. Essa palavra, mesmo entre os pagãos, referia-se ao lugar onde se localizava pessoalmente a divindade. A palavra “habitar” (gr. oikei) significa “residência fixa”, “permanência”. Ou seja, os autores bíblicos (especialmente Paulo, nestes versos) entendiam que o verdadeiro trono do Espírito não está no céu, mas no coração do homem.



Portanto, não apenas devido ao tema específico do Apocalipse, como ao fato do Espírito Santo ter o seu Santuário (o Santíssimo) em nós (para sempre) é que Ele não aparece sendo entronizado no céu. Seu trono é, para sempre, no coração dos crentes. Dentro do contexto do livro de João (que também é o autor do Apocalipse) o Espírito Santo é simbolizado pelo rio da vida o qual, desde esta Terra, já está jorrando na vida dos crentes e continuará por toda a eternidade (João 7:37-39; 3:5; 4:10-14 e I João 5:8-10 e Apoc. 22:1, 2). 


"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós" - 2Cor. 13:13


Retirado do site: http://prgilsonmedeiros.blogspot.com.br/2008/06/o-trono-do-esprito-santo-no-apocalipse.html

5 comentários:

  1. Sobre trono eu ainda nao vi na Bíblia algo relacionado a tronos, mas sim ha um trono compartilhado pelo pai e pelo filho.

    E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.
    E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.
    E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.
    E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.
    E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.

    Apocalipse 4:2-6

    ResponderExcluir
  2. Várias passagens no Novo Testamento, nos falam de JESUS assentado á mão direita de Deus. Pedro usou essa expressão em Atos 2:34, citando o Salmo 110:1. De acordo com Atos 7:55, Estevão levantou os olhos para os céus, enquanto era apedrejado até a morte, e "viu a glória de Deus, e JESUS, que estava à sua direita".
    Entretanto, eu vos declaro que desde agora vereis o Filho do homem assentado á direita do Todo-poderoso, e vindo sobre as nuvens do céu". (Veja também, Marcos 14:62; Lucas 22:69

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã Vera, é importante perceber que o torna uma um ser pessoal não é a aquisição de um trono. O argumento que alguns antitrinitarianos tem é: "O pai e o Filho tem trono, logo eles são seres pessoais. O Espírito Santo não tem trono, por isso não é uma pessoa". Isso leva a uma conclusão pueril: "tem trono é um ser pessoal ou tem trono é Deus, não tem trono não é uma pessoa, não é Deus". Sendo assim, o livro de Apocalipse fala do trono da besta e sabemos que a besta nem é uma pessoa e nem é Deus. É a representação de um governo mal.
      O trabalho do Espírito Santo não está no trono e sim no coração. O trono do Espírito Santo é o coração dos servos de Deus.

      Excluir