A
seguir, gostaria que os irmãos respondessem-me pelo menos as seguintes
perguntas:
1)
Por que a senhora White usa pronomes pessoais para se referir ao Espírito
Santo, do mesmo modo que o Novo Testamento? Se o Espírito Santo é a “glória de
Deus” (impessoal), por que em João 14:26 (e em outros textos) Jesus emprega o
pronome grego ekeinos, literalmente este mesmo, ele, no gênero masculino, para
referir-se e Ele?
2)
Por que a senhora White não contradisse em 1913 o senhor F. M. Wilcox, editor
do mais influente periódico denominacional, amigo seu e um de seus indicados
para assumir a supervisão de sua herança literária, quando este escreveu que
“os adventistas do sétimo dia crêem: 1. Na divina Trindade. Essa divina
Trindade consiste do Pai eterno... do Senhor Jesus Cristo... e do Espírito
Santo, a terceira pessoa da Divindade” ? Lembro-o que esta declaração apareceu
imediatamente após um artigo escrito por Ellen White.
3)
Por que a senhora White ao fazer uso da linguagem de Colossenses 2:9 aplica-a
ao Três membros da Divindade? “O Pai é toda a plenitude da Divindade”, “O Filho
é toda a plenitude da Divindade” e o Espírito Santo “em toda a plenitude da
Divindade” (Evangelismo, p.p. 614 e 615).
4)
Se em 1855 os Adventistas já possuíam a verdade completa, porque então eles
criam na teoria da porta fechada, guardavam o sábado a partir das 18:00 e comiam
carne de porco (até 1863 os White, juntamente com outros, cevavam seus porcos),
etc...? Alguns deles eram semi-arianos; nem por isto deixaremos de crer que
Cristo é co-eterno com Deus. Waggoner, por exemplo, ensinava que “houve um
tempo em que Cristo emanou e veio de Deus” . Uriah Smith dizia que poderíamos
obter justiça sendo mais zelosos que os judeus da antiguidade em guardar e
ensinar outros a guardar os mandamentos . Você adota estas posições atualmente
por elas terem sido ensinadas por alguns de nossos pioneiros? Por aí se vê que
a tese de que devemos ser unitarianos por causa dos pioneiros chega a ser
ridícula.
5)
Como irás provar-me que João 14:16, ao mencionar as expressões “allos” e
“parakletos” não se refere à personalidade e divindade do Espírito Santo,
levando-se em consideração que o termo “proceder” (Ekporeuomai) significa
também “fora de”? Levando-se em conta que este texto é anterior ao início do
catolicismo, como irás provar-me que a doutrina da Trindade não procede das
Escrituras?
6)
A quem pode ser dirigida uma blasfêmia? Não é diretamente a um ser real,
pessoal e Divino?
7)
Como entendes o significado de “Elohim” (Gênesis 1:1) em hebraico bem como do
termo “echad” (conforme estudamos anteriormente, refere-se tanto a Deus em
Deuteronômio 6:4 como ao casal do Éden em Gênesis 2:24)?
8) E o termo “pairava” sobre as águas? Como irás provar-me biblicamente que o mesmo não indica que o Espírito Santo era alguém que estava presente para dar vida ao planeta?
9)
Se o Espírito não é um Deus Pessoal, por que é apresentado em Atos 15:28 como
alguém que avalia ou aprova determinado curso de ação? Por que é descrito em
Apocalipse 22:17, juntamente com a noiva, a igreja, Seu convite a cada pecador?
10)
Se o Espírito Santo fosse um “poder”, como deveríamos traduzir, por exemplo, os
textos de Lucas 4:14 e Atos 10:38? “Então, Jesus, no poder do Espírito (seria
correto traduzi-lo por: no poder do poder de Deus?), regressou para a Galiléia,
e a sua fama correu por toda a circunvizinhança.” Lucas 4:14. “Como Deus ungiu
a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder (seria lógico verter este
versículo: com o poder de Deus e com poder?), o qual andou por toda parte,
fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele”
Atos 10:38. Veja que em ambas as passagens, o Espírito e o poder de Deus são
mencionados.
11)
Como explicas o fato de a expressão “enviarei da parte do Pai” em João 15:26 no
grego referir-se a uma ação na qual um atuante executa a ação sem pressões
externas”?
12)
Se o Espírito Santo é uma força do Pai e do Filho, por que a senhora White o
chama de Pessoa ou Personalidade (como queira – o que dá no mesmo)?
13)
Levando-se em conta que o termo grego para “comunhão” em II Co 13:13 refere-se
a comunicações interpessoais entre seres relacionais, como irás provar-me que o
apóstolo Paulo não estava dando um posicionamento acerca do “Trio Celestial”
neste verso?
14)
Por que em Efésios 4:3-6 o Espírito Santo é mencionado primeiro que o Filho e o
Pai se ele não é um Deus Pessoal? Uma “energia” poderia estar à frente de dois
membros da Divindade?
15)
Se o Espírito Santo fosse apenas um “poder” para a Sra. White, por que ela O
chama da “onipotente”, “pessoa divina”, “Mensageiro celeste” “hóspede”, “mestre
eficaz da verdade divina” e “divino professor”?
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