Aqueles
que atualmente levantam questionamentos sobre a doutrina bíblica da
Trindade sempre fazem uma pergunta, a qual imaginam que provoca embaraço
para os defensores da doutrina:
"Se
existe mesmo uma Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), então por que o
Apocalipse não menciona o trono do Espírito, enquanto que fala
claramente sobre o trono do Pai e do Fiho?"
Segundo o Prof. Demóstenes Neves (SALT-IAENE), um dos grandes apologetas Adventistas brasileiros da atualidade, a explicação é simples:
O
tema do Apocalipse é Cristo e sua obra redentora. A ênfase é Sua
vitória e entronização, e não a obra do Espírito Santo. Outros exemplos
podemos ver na própria Bíblia: O tema de Rute, Ester, Cantares e outros
não é explicitamente o Messias e nem a divindade de Jeová, portanto não
se deve procurar um assunto quando não é esse o tema de um livro. O
Apocalipse não trata da entronização do Espírito Santo, daí não se
preocupar com o tema.
Declara-se,
ainda, do Espírito Santo que Ele habita com e nos crentes para sempre,
como vemos em Jo 14:16, 17 e que o nosso corpo é Seu templo individual
(1Co 6:19). Isso requer onipresença, para viver em cada crente
simultaneamente, sempre, até que Jesus volte. Tal poder nem Gabriel e
nem todos os anjos juntos possuem (como alguns insistem em dizer que o
Espírito Santo é apenas um anjo especial). Aliás, a Bíblia não informa
que os anjos de Deus moram dentro dos homens. Eles, embora residam no
céu, “acampam” ao “redor” dos que temem a Deus e os livram (Sl 34:7).
Ainda
na análise desta declaração bíblica de que o nosso corpo
(individualmente) é “templo” (gr. naós) do Espírito Santo (1Co 6:19) e
que “nós” (coletivamente como igreja) somos Seu “templo” (gr. naós), é
importante notar que a palavra usada para "templo" em ambos os casos não
é a palavra grega "hieron", que se referia a todo o complexo do templo.
Embora às vezes usadas como sinônimos, naós (1Co 3:16; 6:19) é a
palavra preferida para referir-se ao lugar Santíssimo do templo de
Israel, o lugar da presença de Deus. Essa palavra, mesmo entre os
pagãos, referia-se ao lugar onde se localizava pessoalmente a divindade.
A palavra “habitar” (gr. oikei) significa “residência fixa”,
“permanência”. Ou seja, os autores bíblicos (especialmente Paulo, nestes
versos) entendiam que o verdadeiro trono do Espírito não está no céu,
mas no coração do homem.
Portanto, não apenas devido ao tema
específico do Apocalipse, como ao fato do Espírito Santo ter o seu
Santuário (o Santíssimo) em nós (para sempre) é que Ele não aparece
sendo entronizado no céu. Seu trono é, para sempre, no coração dos
crentes. Dentro do contexto do livro de João (que também é o autor do
Apocalipse) o Espírito Santo é simbolizado pelo rio da vida o qual,
desde esta Terra, já está jorrando na vida dos crentes e continuará por
toda a eternidade (João 7:37-39; 3:5; 4:10-14 e I João 5:8-10 e Apoc.
22:1, 2).
"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós" - 2Cor. 13:13
Retirado do site: http://prgilsonmedeiros.blogspot.com.br/2008/06/o-trono-do-esprito-santo-no-apocalipse.html
Irmã Vera, é importante perceber que o torna uma um ser pessoal não é a aquisição de um trono. O argumento que alguns antitrinitarianos tem é: "O pai e o Filho tem trono, logo eles são seres pessoais. O Espírito Santo não tem trono, por isso não é uma pessoa". Isso leva a uma conclusão pueril: "tem trono é um ser pessoal ou tem trono é Deus, não tem trono não é uma pessoa, não é Deus". Sendo assim, o livro de Apocalipse fala do trono da besta e sabemos que a besta nem é uma pessoa e nem é Deus. É a representação de um governo mal.
ResponderExcluirO trabalho do Espírito Santo não está no trono e sim no coração. O trono do Espírito Santo é o coração dos servos de Deus.
Boa noite minha amiga.
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