É mesmo impressionante como as pessoas se apegam em argumentos frágeis para tentarem fundamentar um questionamento teológico.
Este tipo de situação é visto com freqüência entre os que dizem não crer na doutrina bíblica da Trindade.
Uma pergunta, certa vez apresentada, foi a seguinte (baseada em João 10:30):
"Por que Jesus não disse: Eu, o Pai e o Espírito Santo somos um"?
Este
verso de João 10:30 foi até usado como título de um conhecido livro
anti-trinitariano divulgado no meio Adventista brasileiro.
A resposta para esta pergunta é muito simples...*
Primeiro, porque o capítulo 10 do evangelho de João está tratando de um debate entre Jesus e os Judeus sobre se Ele era o Messias.
Não se tratava de um questionamento sobre as Pessoas da Divindade, mas
se Jesus era ou não enviado pelo Pai. O contexto da passagem deixa isso
muito claro.
Segundo, se desejarmos saber a natureza e missão do Espírito Santo,
os capítulos a pesquisar terão que ser outros: 14, 15 e 16. Neles se
declara que o Espírito Santo é "outro" Consolador (a palavra aqui
traduzida por "outro" vem do grego ALLÓS , que significa "outro igual",
"da mesma natureza". Diferente de HETERÓS, que significa outro
"diferente", por exemplo: "heterossexual" - aquele que é atraído por
"outro" ser do sexo oposto).
Nestes
capítulos o Espírito Santo ainda é chamado de "Ele", "Aquele" (do grego
EKEINÓS, que é um pronome PESSOAL, MASCULINO, SINGULAR, conforme a
gramática grega).
Também é dito que a obra do Espírito Santo seria mais ampla (todo mundo), mais profunda (dentro de vós) e mais duradoura
(para sempre) do que a de Jesus. O próprio Jesus também disse que o
Espírito Santo seria mais "conveniente" do que Ele próprio ("convém-vos que eu vá..."
- "convém" é a tradução do grego SUNFEREI, que significa "vantajoso",
"lucrativo"). Veja como fica ridícula a afirmação de que o Espírito
Santo é o próprio Jesus! É como se Ele disse que Ele tinha que ir porque
seria melhor que Ele voltasse para os discípulos! Como é possível
acreditar em algo tão absurdo?!
É também um absurdo (ou, no mínimo, ingênuo) perguntar por que Deus não disse isso ou aquilo em determinada parte da Bíblia. O que devemos fazer é aceitar o que Ele diz, não importando em que parte da Bíblia esteja.
Uns dizem assim:
- Onde aparece a palavra "Trindade" na Bíblia?
Alguém, usando este mesmo tipo de argumento, poderia dizer:
- Por que o nome de Deus não é mencionado no livro de Ester? Será que o autor não cria em Deus?
Isso é mera especulação.
Mas um descrente teimoso desafiaria:
- Mostre-me o nome "Jesus" no AT e "Jeová" no livro de Ester que eu crerei no Cristianismo.
Outro poderia dizer:
- Mostre-me onde a Bíblia apresenta a palavra "cigarro", condenando-o, e eu deixarei de fumar.
Ainda outro:
- Diga-me onde aparece a repetição do mandamento proibindo as imagens no NT, e eu deixarei de adorar (venerar?) meu santinho.
Outros ainda dizem:
- Mostre-me o nome de Ellen White na Bíblia e eu acreditarei que ela é uma profetisa.
Essas pessoas NÃO QUEREM crer,
e procuram a "verdade" que precisam nos lugares onde sabem que ela não
está. Além do mais, desprezam TODAS as outras claras evidências onde ela
está, de forma nítida.
“Buscai, e achareis...”, é o conselho de Cristo.
Para
compreender a unidade do Espírito Santo com o Pai e o Filho, basta ler
as passagens onde os três aparecem juntos, e ainda sendo colocados com
os mesmos atributos (qualidades) e prerrogativas (direitos). Algumas
postagens anteriores eu coloquei uma extensa lista dessas passagens para
o pesquisador sincero verificar.
* Adaptado de material do Pr. Demóstentes Neves, SALT-IAENE.
"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós" (2Cor. 13:13).
Retirado do site: http://prgilsonmedeiros.blogspot.com.br/2007/10/divindade-parte-v.html
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