VAMOS COLOCAR A NOSSA RESPOSTA
EM COR
AZUL, ABAIXO DAS PRINCIPAIS DECLARAÇÕES DO AUTOR DA CARTA.
As fontes em preto são
o conteúdo da carta.
INÍCIO DA CARTA:
A resposta a esta pergunta
nunca foi de tão grande importância como nos dias de hoje... Examinai tudo,
retenha o que é bom. I Tess. 5:21
De fato,
concordamos com a importância do assunto em foco, e como de fato que temos de
examinar tudo, a fim de fixar as nossas convicções. Mas também estamos
conscientes de que ao examinar "todas as coisas", achamos que há
muita literatura fácil e perigosa que não retém a verdade, por não examinar
tudo o que há na própria Bíblia. Muitas coisas do Livro Sagrado são ignoradas
tendo em vista preconceitos e interpretações baseadas na cultura ocidental,
longe e muito distantes do ensino bíblico que se baseia na cultura oriental.
Vemos então, que o grande
problema desta igreja é o seu orgulho que leva a uma assustadora cegueira
espiritual.
Orgulho e
cegueira espiritual é a acusação de quem só vê um lado das questões
apresentadas pelo ensino bíblico. Se você vê só um lado dos inúmeros aspectos
da verdade, então, quem é cego, e não enxerga?
O que significa então, a
palavra Trindade?
Segundo o Dicionário Aurélio:
Na doutrina cristã, dogma da
união de três pessoas distintas (o Pai, o Filho e o Espírito Santo) em um só
Deus. Divindade tríplice nas religiões pagãs.
Enganou-se o
nosso oponente em citar o Dicionário, porque não estamos baseados no que dizem
os homens, conforme reza a carta, mas num "Assim Diz o Senhor".
Portanto, não vamos considerar os conceitos do Dicionário Aurélio ou Michaelis,
ou qualquer Enciclopédia. Além disso, O Dicionário falou em "dogma",
porque se refere à Igreja Católica. Entretanto, a Igreja Adventista não tem
dogmas. Apenas prega o que diz a Bíblia. Se a Bíblia diz, então, é suficiente
para crer e não ficar na dúvida.
Também não nos
importa o que diz o Paganismo, que sempre tem um fundo de verdade, mas
corrompida por falsos conceitos, porque Satanás sabe de toda a verdade, e sabe
também misturar o erro com a verdade, e foi isso o que ele fez. Por isso é que
alguma reminiscência da verdade você encontra em todas as filosofias, inclusive
no Espiritismo. E também com os dissidentes. Mas é preciso ter a sabedoria da
Palavra de Deus para discernir o que é certo do que é errado.
Quanto aos conceitos da Igreja Católica,
também não nos importam, porque há muita verdade misturada com o erro. Embora a
Igreja Católica tenha trazido uma importante contribuição no sentido da
Trindade, ela deixou que a filosofia grega norteasse os seus conceitos, quando
tenta se aprofundar sobre coisas não reveladas na Bíblia.
Para a Igreja Adventista do Sétimo Dia:
A partir de 1980, [Datas não importam, porque não é isso o que vale, senão o que diz a Bíblia e como foi descoberto
o assunto aos poucos, como também muitas outras verdades só foram entendidas
mais recentemente, como por exemplo a natureza humana de Cristo] quando
foi votada pela Conferência Geral, em Dallas, Texas, dentre as 27 doutrinas da
Igreja Adventista do Sétimo Dia, no livro Nisto Cremos e no Manual da Igreja,
consta o seguinte:
(Crença 02). A Trindade. “Há um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma
unidade de três Pessoas coeternas."
É exatamente isso
o que diz a Bíblia, como podemos ver em muitos lugares, em muitos textos
claros, exaltando a Divindade dos Três Seres, bem como a Sua unidade e eternidade
em poder e glória.
Nota: Todos eles [Pagãos,
Igreja Católica, Adventistas] pregam a união de três pessoas em um só Deus. Ou
seja, um Deus triúno.
Esta declaração
não está correta, porque os pagãos não dizem isso: eles afirmam um panteão de
muitos deuses, e muitas pessoas. A Bíblia ensina que há Três Pessoas, mas um
Deus só. O monoteísmo é privilégio só da Bíblia com exclusividade. Desde os
tempos mais remotos, o povo de Israel se distinguia por sua doutrina
monoteísta. Assim os profetas ensinavam. Assim ensinamos nós também até os
nossos dias, mesmo em meio a tanta confusão religiosa.
O que nos diz a Bíblia sobre Deus? Será de fato três pessoas em uma? A
quem devemos adorar?
Vamos ver o que
diz a Bíblia? Prepare-se, porque no convite acima já apareceu um erro: nem a
Bíblia nem nós ensinamos "três pessoas em uma." Ensinamos que há
"três Pessoas em um Deus", o que é muito diferente. No parágrafo
anterior, portanto, vemos uma tendência para confundir, ou uma cegueira
intelectual, muito própria de quem nunca estudou o assunto a fundo, mas se
baseou no que muitos leigos sem teologia estão dizendo porque não têm a base
bíblica bem formada. Não examinaram "todas as coisas".
Deixemos de lado as filosofias
humanas e conceitos de teólogos que desprezam um claro “Assim diz o Senhor”. [Este é outro
erro, porque são os teólogos que examinaram muito a fundo esse assunto que está
sendo estudado muito superficialmente por muitos leigos que pretendem saber
mais do que aqueles teólogos que passam dia e noite, varando as madrugadas,
examinando a Bíblia. Mas se vamos deixar as filosofias humanas, então, temos
que deixar de ler a Bíblia de modo superficial, como os leigos estão entendendo
o assunto, porque a sua interpretação é muito superficial por não examinarem
"todas as coisas a fim de reter o que é bom." Ou seja, se você
examina apenas um lado das verdades, você ficará cego, por não ver o outro
lado. Para ver todos os lados, você
precisa ter conhecimento de grego e hebraico, bem como possuir uma boa chave
bíblica, ou recursos de informática, a fim de não deixar o mais importante de
lado].
A Bíblia nos diz que há um só Deus:
Todavia para nós há um só Deus,
o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo,
pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. 1 Cor. 8:6 ; Ef. 4:4-6; Gal.
3:20; Isa. 44:6-8; Isa. 45:5,14, 21-22; Mar.12:29; Jo. 17:3; I Tim. 2:5.
Correto: Há um só
Deus. Todos nós sabemos disso, há muito tempo. Esse não é o ponto que está
sendo discutido.
Que Jesus
Cristo é o Filho gerado de Deus:
Porque Deus
amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que
todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16; Sal. 2:7;
Atos 13:33; Heb. 1:5, 5:5.
Correto:
Jesus Cristo é o Filho de Deus, e Ele mesmo disse isso.
Errado:
Jesus Cristo como o Filho de Deus nunca foi "gerado" no sentido
literal da palavra, mas num sentido figurado, como os próprios textos citados
podem esclarecer.
Senão,
vejamos: João 3:16 [além de
Jo 1:14, 18] se refere a Cristo como "unigênito", mas a palavra grega
do original é monogenhv [monogenês], e esta palavra significa
"único", como foi traduzida coerentemente em Luc 7:12, e Luc 9:38
como "único" [filho]. Ora, se nesses textos a palavra
"monogenês" foi traduzida corretamente como único, então, nos textos
referentes a Cristo deve ser traduzida do mesmo modo. É o que dizem os eruditos
que conhecem a língua grega e os manuscritos bíblicos.
Nota: Unigênito
= Único gerado.
Certo: Unigênito = Único gerado.
Errado: Este conceito do Dicionário não pode
ser aplicado a Cristo, porque Ele é eterno (Mq 5:2; Jo 1:1; Is 9:6). Se Ele é
eterno, então não pode ser gerado, em Sua natureza divina, nem do Pai, nem do
Espírito Santo. Deus não pode criar um outro ser divino. Isto era o que
ensinava a filosofia pagã: um deus gerando outro deus. E é isso que vai acontecer
com a doutrina dos dissidentes contra a Trindade, porque eles estão fazendo um
Deus maior criar a um deus menor.
Mas
se Cristo não pode ser gerado, como entender Heb 1:5, onde diz: "Pois a qual dos anjos disse jamais:
Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será
Filho?"
Ora,
aqui temos uma afirmação muito clara a respeito de Jesus Cristo, como o Filho
de Deus. Mas, é um texto onde se levantam algumas dúvidas que devem ser
respondidas: A que tempo se refere a palavra "hoje"? E como o eterno
Filho de Deus pode ser gerado? Não teria a palavra "gerado" [gennaw gennao] um outro significado, que não consta no Dicionário?
De
fato, a palavra "gerado" [gennaw gennao] tem dois significados: um
literal, outro figurado. Veja logo em Mat 1:2, etc, onde a palavra
"gerado" [gennaw gennao] ocorre no sentido literal. Mas
a declaração de Paulo aos Hebreus [1:5] foi
retirada de duas citações do Antigo Testamento, que indicam claramente o
sentido figurado:
1. Sal 2:7: "7 ¶ Proclamarei o decreto do
SENHOR: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei. 8 Pede-me, e eu te darei as nações por herança
e as extremidades da terra por tua possessão." Ora, aqui, o salmista
aponta para o decreto de Jeová [Senhor], afirmando que havia "gerado hoje
o Seu Filho", que de acordo com a interpretação do Novo Testamento, se
refere a Cristo. Mas a pergunta é: Quando? A resposta é "hoje", mas
quando é hoje? O texto responde que isso acontece quando Deus dá a Seu Filho os
reinos deste mundo. Portanto, ser Jesus chamado ou "gerado" Filho acontece
quando Ele é coroado Rei.
2. 2Sm 7:13-14. Esta
passagem que se refere a Salomão, que foi citada em Heb 1:5, confirma a exata
interpretação: "13 Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei
para sempre o trono do seu reino. 14 Eu
lhe serei por Pai, e ele me será por filho." Esta indica a sua coroação de
Salomão como rei teocrático, e Deus o chama de "filho", em um sentido
diferente do modo comum, porque filho do modo genérico eram todos chamados,
bastando ser filho de Abraão.
Mas
Salomão foi feito filho de um modo especial, querendo significar que ele era
"gerado" no sentido de "coroado" rei por Deus. Assim
aconteceu com Jesus Cristo. Se isso não fosse verdade, a interpretação literal
é de que Salomão seria filho legítimo de Deus e gerado em natureza divina, o
que é impossível. Mas, como é óbvio, o termo "gerado" e
"filho" são termos figurados tanto para Salomão, como para Cristo.
Assim,
fica claro o sentido figurado do texto
de Heb 1:5 e Jo 3:16, e
correlatos, mas não esqueçamos que logo abaixo, Heb 1:6 diz: "E, novamente, ao introduzir o Primogênito
no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem." Ora, Cristo é
unigênito, ou Primogênito? Se unigênito significasse "único gerado", literalmente
aplicado a Cristo, como quer o oponente, então, ele faz a Bíblia se contradizer
porque é impossível alguém ser unigênito e primogênito ao mesmo tempo. Se unigênito
significa "único gerado", primogênito significa "o
primeiro gerado", "o primeiro nascido entre outros iguais, de mesma
natureza". Isso seria dizer que Jesus Cristo foi nascido com natureza
divina entre outros igualmente. Mas se Ele é o "único gerado", então,
onde estão os outros iguais a Jesus Cristo? Porque Ele é Primogênito! Se você enfatiza
o verso 5, porque esquece o verso 6?
[Heb 1:5 e 6]. É preciso "examinar todas as coisas"!
Mas
também não deve esquecer do verso 8,
onde lemos: "mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro
do seu reino." Você pode ver aqui que Jesus Cristo é Deus? Então, [junto
com Jo 1:1, Rom 9:5; Tito 2:13; e 1Jo 5:20] Jesus Cristo é Deus. O Pai também é
chamado Deus. [Gál 1:1; Col 1:3; 1Tes 1:1; 1Tim 1:2; 2Tim 1:2, etc]. Ora, se
Jesus Cristo é Deus; se o Pai é Deus, temos dois Deuses? Não; temos duas
Pessoas, mas um só Deus, porque Deus é um só, não existem dois Deuses, Ele é
único.
Mas
para compreender isso, é preciso entender que a palavra "Deus" é o
título da Divindade a Quem nós adoramos, o título do Ser supremo do Universo,
assim como rei é o ser supremo de um país, ou como presidente é o título da
pessoa mais importante de um país, ou um governador é a pessoa que com mais
autoridade governa uma nação. Portanto, Deus é o título, não o nome da Divindade
a Quem nós adoramos. O nome é Yahweh, ou mais comumente Jeová, ou Javé, que por
sua vez significa "o Eterno".
Mas
e o Espírito Santo? Também é chamado Deus. Veja isso em Atos 5:3,4. Então,
temos 3 Pessoas e um só Deus. Coerência é uma joia. Temos de examinar todas as
coisas, a fim de vermos a revelação da verdade completa. Quem não faz isso,
entra no erro.
3. Atos 13:33. Esse
texto é interessante porque destrói a interpretação do oponente que a citou.
Esse texto faz uma outra aplicação a Cristo, mostrando que o Sal 2:7 se refere
à ressurreição de Cristo e não ao Seu nascimento da Divindade, ou Sua geração
do Pai. Note: "como Deus a cumpriu [a promessa] plenamente a nós, seus
filhos, ressuscitando a Jesus, como também está escrito no Salmo
segundo: Tu és meu Filho; Eu hoje, te gerei." Portanto, ser gerado
aqui significa que Jesus Cristo foi ressuscitado.
Pois
note também que essa mesma interpretação de Pedro foi confirmada pelo apóstolo
Paulo, em Rm 1:4: "foi designado Filho
de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso
Senhor."
4. Heb 5:5. Esta
é outra citação do oponente, que desfaz o seu próprio argumento, onde lemos:
"Assim, também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar Sumo
Sacerdote, mas o glorificou Aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Eu hoje te
gerei." Estas palavras provam que há aqui um sentido figurado, em que ser Jesus Cristo chamado de Filho gerado
de Deus significa que Ele foi constituído Sumo
Sacerdote, e logo no verso 6 se confirma que é esse o contexto e a
explicação do apóstolo, como também todo o capítulo indica.
Portanto,
o Sal 2:7 se explica no Novo
e Velho Testamentos e se aplica não literalmente, mas figurativamente:
(1) Em 1Sam 7:14,
ser filho significa ser coroado [como no caso de Salomão], como é o próprio
contexto do Salmo 2, que é uma profecia da coroação de Jesus Cristo. Então,
Jesus não foi "gerado" literalmente, mas coroado, profeticamente.
(2) Em Heb 1:5,
ser Cristo "gerado" significa a superioridade de Cristo sobre os
anjos porque jamais qualquer deles foi constituído "o Filho de Deus".
A superioridade de Cristo sobre os anjos significa ser Jesus Cristo Deus e Rei.
Notemos
no contexto o que significa ser o "Filho". Temos em Heb 1:5, a proposição que apresenta a Cristo como o Filho de Deus
e nos versos seguintes, temos a prova, a demonstração e o significado
do que é ser o Filho de Deus. De acordo com o contexto de Heb 1:
1)
Ser o Filho significa ser o Principal como o verso seguinte indica, na palavra "Primogênito"(v.
6; Col. 1:15,18);
2)
Ser o Filho significa ter dignidade para ser adorado (v. 6);
3)
Ser o Filho significa ser Deus eterno (v. 8), porque tem igualdade com Deus (Jo
5:18);
4)
Ser o Filho significa ter um trono e ser Rei justo e eterno (v. 8);
5)
Ser o Filho significa ter caráter santíssimo (v. 9)
6)
Ser o Filho significa ser Senhor Criador (v. 10);
7)
Ser o Filho significa possuir imutabilidade (v. 10-11)
8)
Ser o Filho significa ter dignidade para se assentar no trono de Deus (v. 13).
Assim,
o verso 5 inicia e o v.13 termina com o pensamento do seu significado claro:
Ser gerado Filho significa ser coroado!
Portanto,
ser o Filho de Deus é uma posição de
destaque e não uma geração de Deus porque Ele não pode ser gerado por
ser Ele mesmo Deus, faz parte da própria Divindade. Ele é o Principal, Ele é
Deus, Ele é Senhor Criador, digno de adoração, Ele é o Rei dos reis e Senhor
dos senhores (Ap 17:14). Isto é o que significa ser Jesus Cristo o Filho de
Deus. E para finalizar o apóstolo afirma que tudo chega ao clímax da coroação
de Cristo [assim como foi com Salomão, em 2Sm 7:13-14], com estas palavras:
"Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que
eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés?" Este é o significado.
Jamais a Bíblia admite que Jesus Cristo foi gerado literalmente do Pai. Isto
aconteceu de modo figurado. Este é o sentido especial da filiação de Jesus
Cristo.
(3) Em Atos 13:33,
Rom 1:4, ser Filho gerado de
Deus significa que Ele passou pela Ressurreição.
(4) Em Heb 5:5,
ser Filho gerado de Deus significa ser constituído Sumo Sacerdote.
(5) Em Heb 1:6, Luc 1:35,
temos um outro grande significado,
que não foi mencionado pelo oponente. Há um outro sentido em que Jesus Cristo é
o Filho, e é visto no v. 6 onde temos a Encarnação
revelada: "ao introduzir o Primogênito no mundo." [Heb 1:6]. Aqui
Jesus Cristo foi o Filho literal e misteriosamente nascido da natureza humana
com a interação divina, porque houve a participação de ambas naturezas. Lucas
completa o significado de ser Cristo o Filho de Deus de modo mais claro ainda.
Disse o anjo a Maria: "Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá
com a sua sombra; por isso, também o Ente santo que há de nascer será
chamado Filho de Deus." [Lc 1:35] Isto foi a Encarnação revelada
na Trindade, tendo a Sua completa participação. Portanto, Jesus Cristo foi o
Filho de Deus na Encarnação. Não foi gerado em Sua natureza divina, não Se
originou de uma geração do Pai, mas em Sua natureza humana, foi Filho do Homem
e Filho de Deus.
Quem é o
Espírito Santo? Será mesmo uma terceira pessoa? Se é uma pessoa, por que não se
assenta no trono com o Pai e o Filho (Apoc. 22:1,3)? Permita que a Bíblia nos
responda:
Há dois erros aqui:
1.
Que o Espírito Santo não é uma Pessoa.
2.
Que o Espírito Santo não Se assenta no trono.
Vamos
responder a esses dois erros, mas peço que repare bem nos argumentos que podem
exigir um pensamento mais atento e concentrado, especialmente.
1.
Primeiro erro: Enganou-se o
nosso oponente ao dizer que o Espírito
Santo não é uma Pessoa. Se Ele não fosse uma Pessoa, como poderia Jesus
falar dEle como uma Pessoa? Cristo disse: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos
dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco." [Jo
14:16]. Quem diz que devemos "examinar todas as coisas e reter o que é
bom", não deve esquecer de examinar mesmo tudo o que há especialmente de
bom, que são as palavras de Cristo. Examine comigo o que disse o Mestre:
"Eu
rogarei ao Pai..." – aqui temos duas Pessoas: o Pai e o Filho. Mas o Filho
promete que rogará ao Pai um outro Consolador: "Ele vos dará outro
Consolador..." Aqui temos a Terceira Pessoa, a Pessoa do Espírito Santo. E
note a palavra "outro" (allos,v allós). No original essa palavra
significa "outro" de igual espécie, enquanto que heteros (eterosv) significa diferente em espécie,
natureza, classe ou tipo, como em Mat 5:24. O Espírito Santo é outro (allós) de
igual natureza. Portanto, Cristo pedia ao Pai que Ele enviasse um Consolador
assim como Cristo já era um Consolador, semelhante a Ele mesmo, de mesma
natureza e sendo uma Pessoa. Portanto, o Espírito Santo tem personalidade.
Mas
veja que para alguém ser um consolador, ele precisa ter habilidades de uma
pessoa: conhecimento da pessoa a quem ele consola, conhecimento do problema que
está entristecendo a pessoa a ser consolada, e conhecimento do método de
consolação para aquele problema e para aquela espécie de pessoa que será o alvo
da consolação. Isto exige a capacidade mental e emocional, bem como o poder de
consolar, a fim de ser bem sucedido. Do contrário, se falhar qualquer coisas
dessas, não poderia haver um consolador capaz. Portanto, o Espírito Santo é um
Consolador eficiente e é uma Pessoa.
E
não somente isso, mas anote o fato de que aqui temos não só o fato de que para
Espírito Santo é uma Pessoa divina, e é Deus porque somente Deus pode
substituir e ser Consolador semelhante a Cristo. Além disso, temos aqui
claramente a revelação da Divindade declarada em Três Pessoas: O Filho que
intercede; o Pai que ouve a intercessão e faz a Doação; e o Espírito Santo que é
enviado da parte do Pai, como o Consolador semelhante a Cristo Consolador
nosso.
2.
O segundo erro é este: Que o Espírito Santo não Se assenta no
trono.
Cristo está à direita do Pai? Sim (Luc. 22:69; Atos
7:56; Heb. 8:1). Ora, se Cristo está à direita do Pai, quem está à Sua
esquerda? É fácil imaginar que é o Espírito Santo quem ocupa o lugar à esquerda
do Pai, porque não existe trono com direita, sem esquerda.
Lemos em Isaías sobre "um alto e sublime trono" e nele estava
assentado "o Senhor" (Isa. 6:1). No v. 3, [Isa. 6:3], os serafins
cantavam "Santo, santo, santo é o SENHOR [Jeová] dos Exércitos." Para
Quem os anjos cantavam 3 vezes? Ora, o
Pai é Senhor (Isa. 64:8; Mat. 11:25); Jesus Cristo é Senhor (Rom. 1:4); o Espírito Santo é Senhor (2Cor. 3:17-18). Se o Pai, o Filho e o Espírito Santo são os
três chamados "Senhor", e o Senhor é que foi visto no trono, então,
podemos estar certos de que os Três
estavam lá no trono, cada Um dEles recebendo a homenagem de
"santo". Santo para o Pai, santo para o Filho e santo para o Espírito
Santo. E se vemos que o Espírito
Santo estava recebendo o louvor dos serafins, agora O
vemos no trono, (Compare Isa.
6:1-8 c/ Atos 28:26-27, a fim de ver que o Senhor que estava lá no trono é o
próprio Espírito Santo que falou as palavras a Isaías, e Paulo diz isso em Atos).
É só conferir: O mesmo 'Adônây (v. 1) é Jeová [v.
3] que está "assentado sobre um alto e sublime trono" e falou no v. 8
("a voz de 'Adônây" que dizia) e é identificado por Paulo como sendo
o Espírito Santo que falou em Isa. 6:8 (Atos 28:26-27). Como pode alguém dizer
que Ele não está no trono?
Em Apo. 5:6, lemos acerca das 3 Pessoas da
Trindade; duas são mencionadas em símbolo: Cristo é o Cordeiro; o Pai é
referido como Deus, e o Espírito lá no meio do trono é lembrado como sendo
simbolizado pelos 7 Espíritos. Aí está: No meio
do trono, vemos em símbolo tanto Cristo como o Espírito Santo, junto ao
Pai que está assentado. Portanto, o Espírito Santo estava no trono e era
louvado pelos serafins. Como pode alguém dizer que o Espírito Santo não é uma
Pessoa e não estava no trono? Só por
cegueira intelectual ou por não "examinar todas as coisas para reter o que
é bom."
O Espírito
Santo é o Espírito de Deus:
“Porque qual
dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele
está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de
Deus.” I Coríntios 2:11; Gen. 1:2; Mat. 3:16; I Jo. 4:2
O Espírito
Santo é o Espírito de Cristo:
"E, porque
vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que
clama: Aba, Pai!" Gal. 4:6
"Vós,
porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus
habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é
dele." Rom. 8:9"Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa
súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em
libertação." Fil. 1:9; Leia também Atos 20:28; I Ped. 1:11.
O
Espírito Santo é tanto de Deus como também o é de Cristo. Não há nenhuma dúvida
sobre esse ponto, a não ser na mente de uma pessoa que não viu o que disse
Cristo sobre as propriedades e posses de Deus. Disse o divino Mestre aos
discípulos: "Tudo quanto o Pai tem é meu." E em oração, disse Cristo
ao Pai: "Ora, todas as
minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas." [Jo 16:15; 17:10].
Logo, o Espírito Santo é de Cristo e do Pai. Tudo o que Um dEles possui é do
Outro; Cristo e Deus o Pai possuem ao Espírito Santo e a Si mesmos, e estão
unidos entre Si. E os Três são unidos num só Deus, coeternos, onipotentes,
onipresentes e oniscientes [Veja a tabela da Trindade abaixo].
Encontramos também o Espírito Santo como sendo derramado (Joel 2:28, Atos 2:17
e 33), assoprado(João 20:22), o dom (Atos 2:38).
Qual
seria a intenção dos dissidentes nesse ponto? É esta: se o Espírito Santo é
descrito como sendo derramado, soprado ou descido, então, qual é a conclusão
mais simplória? Ele não pode ser uma pessoa. Mas se os antitrinitarianos
tivessem examinado "todas as coisas" na Bíblia, eles saberiam que uma
pessoa pode ser descrita em símbolos, sem deixar de ser uma pessoa.
Satanás
é descrito como uma serpente ou um dragão [Ap 12: 9], ou um leão (1Pe 5:8), mas
continua sendo uma pessoa. Mas o texto mais clássico para refutar a insinuação
acima, é referente ao próprio Cristo: "...revesti-vos do Senhor Jesus
Cristo..." [Rom 13:14]. Ora, se podemos ser revestidos de Cristo e Ele
ainda continua sendo a Pessoa divina que é, então, não há nenhum problema com
referência ao Espírito Santo que pode ser derramado, soprado, ou um Dom que
desceu no Pentecostes, em forma de línguas. E ainda será uma Pessoa.
Quais
são as características que distinguem uma pessoa ou um ser pessoal? São elas:
Intelecto, vontade e emoções. Muitos textos bíblicos nos mostram que o Espírito
Santo tem vontade, intelecto e emoções. Vejamos alguns deles:
1. Ele Contende – Gen. 6:3
2. Ele Ensina – Lucas 12:12
3. Ele Convence – João 16:8
4. Ele Dirige a igreja – Atos 13:2
5. Ele Auxilia e Intercede – Rom. 8:26
6. Ele Inspira – 2Pedro 1:21
7. Ele tem inteligência – I Cor. 2:10 e 11
8. Ele pode ser contristado – Isaías 63:10
9. Ele fala – 2Sam. 23:2; Atos 28:25
10. Ele separa e envia – Atos 13:2,4
O
apóstolo Paulo disse: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a
comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (2Cor. 13:14).
Quando
pensamos neste texto como um desafio para termos comunhão com o Pai, com o
Filho e com o Espírito Santo, entendemos que somente se pode ter comunhão com
uma pessoa e não com um poder ou com uma força. Então, se somos chamados parar
ter comunhão com Espírito Santo, fica claro que Ele é uma Pessoa; do contrário,
como se manteria comunhão com alguma coisa que não fosse uma pessoa?
“Não
existe distância entre as pessoas da Divindade Triúna. Todas elas são divinas,
e assim compartilham seus poderes e qualidades divinas... Na economia da
Divindade, a autoridade final recai sobre os três membros. Embora a Divindade
não seja apenas uma Pessoa, Deus é um em propósito, mente e caráter. Esta
unicidade não oblitera nenhuma destas personalidades distintas do Pai, do Filho
e do Espírito Santo. Tampouco a existência destas personalidades separadas
destrói o conceito monoteísta das Escrituras, de que Pai, Filho e Espírito
Santo são um único Deus.” – Nisto Cremos, pág. 31, CPB.
Qual o maior
problema que a doutrina da trindade nos traz?
Segundo os
teólogos defensores da trindade, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são
coeternos e coiguais. Afirmam também que Pai, Filho e Espírito Santo são apenas
títulos funcionais. O que nos faz refletir: Logo, para os trinitarianos, quando
a Bíblia declara que Deus é Pai de Cristo e que Jesus é o Filho de Deus, na
verdade não o é.
Esta
afirmação é destituída de verdade e sinceridade, porque todos sabem que os
trinitarianos crêem na verdade de que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Mas se
oponente tivesse pesquisado mais para examinar todas as coisas, saberia que Jesus
é "chamado Filho de Deus" (Luc 1:35), sem deixar de o ser.
Jesus "foi designado Filho de Deus" (Rom 1:4), sem deixar de o
ser. Jesus foi "testificado" como o Filho de Deus (Jo 1:34),
sem deixar de o ser. Jesus foi "nomeado" (Heb 5:10) ou "constituído"
(Heb 7:28) Sumo Sacerdote, sem deixar de o ser. Jesus Cristo foi constituído
"Herdeiro de todas as coisas" (Heb 1:2), intitulado Herdeiro, sem
deixar de ser assim. E sem deixar de ser o Dono como Criador que é.
Cristo
realmente tem muitos títulos na Bíblia. Mas basta que seja nomeado, chamado, ou
constituído, Ele será justamente considerado como está sendo intitulado ou constituído.
Se Cristo foi apenas constituído Filho de Deus é porque Ele realmente é assim
considerado Filho de Deus, embora a Bíblia ensine que isto é figurativamente. O
que Ele não é e não pode ser? Ele não pode ser uma criatura ou geração de Deus
Pai, porque o Pai não cria nem gera outro Deus. Ademais, Jesus Cristo sendo
Deus, e igual a Deus não precisa ser gerado literalmente. Aliás, Ele é eterno.
A
doutrina da Trindade não traz nenhum problema. O problema está na cabeça
daqueles que não examinam todas as coisas, não estudam a fundo a Palavra de
Deus a fim de descobrir toda a verdade.
A
acusação de que para os trinitarianos Jesus Cristo não é Filho de Deus erra
porque tem a ideia bitolada e limitada de que Cristo era um Filho literalmente,
quando a Bíblia ensina outra coisa. O que a Bíblia ensina sobre a filiação de
Cristo? O que significa ser Cristo o Filho de Deus? Já examinamos em páginas
acima esse tema, à exaustão. Mas deixemos que o próprio João explique: "Por
isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque ... dizia que Deus
era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus." [Jo 5:18].
Viu
só? O que significa ser Jesus Cristo Filho de Deus? Significa que Ele é igual a
Deus. Ora, se Cristo é igual a Deus, então, desaparecem as dúvidas quanto à Sua
Pessoa e também com respeito à Sua filiação. Cristo foi chamado de Filho para
que todos O respeitassem e adorassem como fazem a Deus. Porque são iguais. Nada
mais claro. E se são iguais, então, um não pode ter se originado de outro.
Seria impossível. Entre as poucas coisas que Deus não pode fazer, certamente
Ele não pode também Se procriar.
Mas
qual é o problema de quem crê que Jesus Cristo era o Filho de Deus
literalmente? Qual é o problema da crença em que Deus gerou literalmente a
Cristo de Sua natureza e o trouxe à existência? Qual é o problema de crer que
Deus gerou a Cristo? É que os dissidentes não sabem o que fazer com as
declarações da Bíblia que afirmam que Jesus Cristo é igual a Deus. Porque fazem
a Bíblia se contradizer dizendo que um Deus maior [o Pai] cria ou procria um
deus menor [Jesus Cristo], à semelhança da crença pagã, que ensina a
proliferação de deuses, um gerando o outro. De acordo com a Bíblia, isso é um
absurdo.
Mas
também não esqueçamos que além de Cristo ser o Filho de Deus, Ele também é chamado de Pai. 1- Cristo é Pai da
eternidade (Isa 9:6); 2- Cristo é Pai dos filhos de Deus (Heb 2:13); 3- Cristo
é Pai dos Seus discípulos (Jo 14:18). Portanto, Ele foi constituído como Filho,
mas também foi constituído como Pai. Daí se percebe que a doutrina dos
dissidentes antitrinitarianos vai caindo por falta de fundamentos.
Mas
qual é o grande problema dos que não creem na Trindade? Eles tem que desfazer
da Pessoa de Cristo para que as outras ideias a respeito do Espírito Santo
possam se enquadrar no seu esquema, que acaba sendo contraditório, a ponto de
muitos dissidentes descambarem para diferentes doutrinas referentes à
Divindade, contradizendo-se eles dentro de seus círculos, cada um querendo ser
mais sábio que o outro. Mas no final de tudo, eles vão pedir os seus dízimos
para poder sustentar as heresias e as famílias.
A
passagem seguinte posta como outra objeção contra a doutrina da Trindade é
esta:
"Ora, a
nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.
I João 1:3."
Esse
texto foi citado para insinuar que não temos comunhão com alguma Pessoa chamada
Espírito Santo. Mas esta passagem deve ser colocada em paralelo com esta de 2Cor. 13:13: "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e
a comunhão do Espírito Santo sejam com todos
vós." Portanto, se vamos falar de comunhão com o Pai e com o Filho, não
esqueça da comunhão do Espírito Santo. Ficou claro que aqui está novamente a
revelação da Trindade?
PAI
|
FILHO
|
E. SANTO
|
|
1. É Deus
|
Isa.
40:28;
Êxo. 20:2 e outros.
|
Rom.
9:5;
S. João
1:1;
|
Atos
5:3 e 4 ú.p.;
|
2. É eterno
|
Gên.
21:23;
Sal.
90:2.
|
Miq.
5:2; Isa.9:6.
|
Heb.
9:14.
|
3. É Criador
|
Isa.
42:5;
Atos
17:24.
|
João
1:3;
Heb.
1:10.
|
Gên. 1:2; Sal. 104:30; Jó 33:4.
|
4. É Onisciente
|
Prov.
15:3;
Sal.
33:13.
|
S. Mat.
9:4;
S. João
2:25.
|
I
Cor. 2:10, 11;
Isa.
40:13, 14;
|
5. É Onipotente
|
Gên.
28:3;
Apoc.
1:8.
|
S. Mat.
28:18.
|
Salmo
139.
|
6. É Onipresente
|
Sal.
139:1, 8.
|
S. Mat.
18:20;
S. Mat.
28:20.
|
Sal.
139:7-10.
|
7. É Senhor
|
Sal.
86:12;
Ezeq.
13:20.27.
|
S. Mat.
14:22;
S. Mar.
16:19.
|
II
Cor. 3:17, 18.
|
8. É Recriador
|
Isa.
65:17.
|
II Cor.
5:17.
|
S.
João 3:6.
|
9. Tem Mente
|
Rom.
11:34.
|
I Cor.
2:16.
|
Rom.
8:27.
|
10. É Jeová
|
Isa.
40:28, etc.
|
Sal. 23:1- João 10:10
Êxo. 3:14-João 8:58
|
Atos
28:25 com
Isa.
6:3, 9,10.
|
11. É Santo
|
Isa.
6:3; 5:16;
Apoc.
4:8.
|
Atos
3:14;
S. Luc.
1:35.
|
II
Cor. 13:13, e inúmeros.
|
12. É a Verdade
|
Jer.
10:10;
Zac.
8:8.
|
S. João
14:6.
|
I S.
João 5:6 ú.p.;
S.
João 16:13.
|
13. Revela
|
Dan. 2:28.
|
S. Mat. 11:27;
S. João 1:28.
|
I
Cor. 2:10;
Efés.
3:5.
|
14. É Presciente
|
Isa.
46:10.
|
S. Mat.
24:5-41;
S. Luc.
22:31.
|
Atos 1:16; Heb. 9:8;
II S.
Ped. 1:21.
|
Pai,
Filho, Espírito Santo – coiguais, coeternos, Todo-poderosos
Será
que está claro que não devemos citar apenas os textos que nos convém, e
esconder os que falam contra nossa doutrina errônea? Que não devemos torcer
aquilo que está revelado? Examinai tudo, retenha o que é bom.
Enfim,
chegamos à mesma conclusão: Examinai
tudo, retenha o que é bom. I Tess. 5:21
Autor das respostas em cor azul:
Pr. Roberto Biagini
Mestrado em Teologia
Data: 18/10/2012
Ola Pr. Eleazar. Sou o reginaldo, reformista do grupo "Raciocinando as Escrituras". Vim lhe parabenizar por esse blog de altíssima qualidade teológica. Pr. Biagini é muito querido por mim. Nao conhecia essa resposta dele.
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