Retirado do site: http://www.perguntas.criacionismo.com.br/2009/01/batismo-em-nome-de-jesus.html
Por que, em Mateus, Jesus falou para os discípulos batizarem em
nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e em Atos o batismo é feito
em nome de Jesus? – R.
Assim como oramos ao Pai, em
nome de Jesus e pelo poder do Espírito Santo, o batismo bíblico é “em
nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. O Pai não é o Filho. Se
fosse, Jesus não oraria ao Pai. O Pai é uma pessoa da Divindade, e o
Filho é outra pessoa da Divindade (cf. Mt 5:16, 48; 10:32; Ap 3:5; At
7:54-56; Mt 11:25; 4:6-10; Ef 1:3, 17; 3:14; Jo 14:16; Mc 13:32; At
7:56; Lc 23:46; Jo 8:42; 16:5; 10:36; 17:8; 4:24; 19:34; Mt 16:17; Lc
24:39; Jo 5:17-35; 20:17; Ap 3:12; Lc 2:7-16; 2:22, 26-33, etc.). O Deus
Filho não é o Deus Espírito Santo. Se fosse, Jesus não diria: “Eu
rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco
para sempre” (Jo 14:16). “Todavia, digo-vos a verdade, convém que Eu vá;
pois se Eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se Eu for, vô-lo
enviarei” (Jo 16:7). (Veja também: Jo 5:32; 15:26; Ap 1:4, 5; 3:1; 4:5;
5:6; Is 11:2; 42:1-7; 61:1, 2; At 10:38; 1Jo 5:7; 2Co 13:14; Mt 12:31,
32; Mc 3:29, 30; Lc 12:10; At 8:5-25; Jo 5:19; 7:39; At 2:33, 34).
Portanto, são três as pessoas da Trindade.
Se Deus Pai fosse o
Espírito Santo, por que razão Jesus diria: “...em nome do Pai, do Filho e
do Espírito Santo”? Eles são citados por serem pessoas diferentes.
Em
1873, foi descoberto um manuscrito muito antigo, em pergaminho,
intitulado Os Ensinos dos Doze Apóstolos ou Didaquê. É um dos
manuscritos mais antigos. Contém 240 páginas e pode ser datado entre os
anos 70 a 150 d.C. É um livro que não reclama autoridade apostólica,
segundo consta nele próprio, mas reúne, em linguagem muito singela e em
forma de manual, os ensinos que os apóstolos ministravam. O autor, cujo
nome é desconhecido, teria colhido essas informações pessoalmente ou por
tradição oral.
No capítulo 22, diz assim: “Agora, concernente
ao batismo, o bispo ou presbítero, como já temos instruído, deve batizar
conforme o Senhor ordenou ao dizer: ‘Ide por todo o mundo e ensinai a
todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito
Santo’.” (Obs.: o interessante é que muitos opositores da verdade
utilizam esse livro – o Didaquê – , quando lhes convém, para fundamentar
suas idéias.
Veja agora o que os líderes da primitiva igreja cristã disseram sobre o assunto do batismo:
Justino
Mártir. Esse pastor da igreja apostólica viveu até o ano 165 d.C.,
quando foi martirizado. Veja o que ele escreveu sobre o batismo: “Todos
quantos são persuadidos e creem nas coisas que nós falamos e ensinamos,
como verídicas, e prometem viver de acordo com isso, recebem instrução e
oram a Deus. Depois, são conduzidos por nós até um lugar onde haja
água. Então, no nome do Pai e Senhor de todo o Universo, e do nosso
Salvador Jesus Cristo e do Espírito Santo, eles recebem a purificação
com água.”
Inácio (pastor que viveu nos últimos anos do primeiro
século) escreveu: “Não há três Pais e nem três Filhos, e nem três
Paracletos. Portanto, o Senhor, enviando os apóstolos a fazer discípulos
de todas as nações, ordenou-lhes que batizassem no nome do Pai, e do
Filho e do Espírito Santo, não em três nomes, nem em três encarnações,
mas em nome dos três de igual honra.”
Tertuliano (viveu entre os
anos 160 a 240 d.C.) escreveu: “Ordenando que batizassem em o Pai, e o
Filho e o Espírito Santo, e não em um só.”
Clemente de Alexandria
(pastor que viveu de 150 a 213 d.C.) afirmou: “O homem batizado em
Deus, entrou em Deus, e recebeu poder sobre escorpiões, para pisar
serpentes – os poderes malignos. E aos apóstolos ordenou: ‘Ide pregar, e
aqueles que creem, batizai-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito
Santo’.”
Poderíamos citar ainda Cipriano de Cartago (240-258
d.C.), Orígenes (184-254 d.C.), Dídimo de Alexandria, Basílio Magno e
Calvino (Genebra, Suíça), mas não se faz necessário.
Então, por que hoje alguns batizam só em nome de Jesus? Costuma-se citar as seguintes passagens:
Atos 2:38 – “...seja batizado em nome de Jesus Cristo.”
Atos 8:16 – “...haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus.”
Atos 10:48 – “...batizados em nome de Jesus Cristo.”
Atos 19:5 – “...foram batizados em o nome do Senhor Jesus.”
Dessas
quatro passagens realmente não se pode chegar à conclusão de que se
deve batizar somente em nome de Jesus. Mesmo que o texto de Mateus 28:19
não existisse, tal interpretação traria muita confusão. Afinal, qual é a
forma correta de se batizar? “Em nome de Jesus Cristo”? (At 2:38;
10:48), ou “em nome do Senhor Jesus”? (At 8:16; 19:5).
A
expressão “Em nome de Jesus”, especificamente, não existe em nenhuma
passagem. E será que não é importante citar “Cristo” ou o “Senhor”? (ver
Ec 3:14). Alguns foram batizados de um jeito. Outros, de forma
diferente.
O historiador Flávio Josefo menciona pelo menos 13
homens chamados “Jesus”, que viviam na época em que Cristo nasceu.
Portanto, esse era realmente um nome muito comum. Se fosse verdade que
“Jesus” constituísse o nome oficial de Deus, seria uma grande blasfêmia
colocar esse nome nos filhos. Os judeus jamais fariam tal coisa.
A
designação completa para o Deus Filho é: O Senhor Jesus Cristo.
“Senhor” indica Sua divindade (Ele é Deus); “Jesus” é o nome de Sua
humanidade (Ele é Homem); “Cristo” se refere a Sua posição de Messias, o
Ungido de Deus.
Sem dúvida, as quatro passagens referidas acima
não tratam da “fórmula” usada pelos apóstolos ao realizar os batismos,
mas sim da autoridade com que realizavam os batismos. Naturalmente, essa
autoridade é do Senhor Jesus Cristo.
Jesus foi crucificado como
impostor, perturbador da paz e inimigo do povo. A divindade de Jesus
não foi aceita pelo povo judeu, por isso os discípulos deixaram claro
que o batismo por eles realizado era por ordem de Jesus, e sob Sua
autoridade. Portanto, era fundamental para o estabelecimento do
cristianismo no mundo que as pessoas aceitassem a Cristo como Filho de
Deus.
Leia com bastante atenção Mateus 7:21-23. O nome de Jesus é
muito importante, no entanto, mais importante que o nome é o próprio
Jesus. E Jesus disse: “Batizai em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito
Santo” (Mt 28:19). Se Jesus disse, quem somos nós para dizer diferente?
A oração, nós a fazemos “em nome de Jesus”, pois essa foi a
ordem: “Se pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu a farei” (Jo 14:14). Só
batizaríamos [nós adventistas] “em nome de Jesus”, se em Mateus 28:19
estivesse escrito assim: “Portanto, ide, fazei discípulos de todas as
nações, batizando-os em Meu nome.” Como não está escrito dessa forma,
preferimos ficar com o que ordena a Palavra de Deus.
(Vanderlei Ricken)
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