sexta-feira, 20 de março de 2015

DESAFIO FALIDO DE SILAS JÄKEL

Recentemente vi um desafio feito por Silas Jäkel em seu site. Veja o desafio abaixo:



Para iniciar a resposta este desafio pueril, é necessário lembrar ao autor do mesmo que o fato de não ter um texto escrito com todas as letras como ele requer, não impossibilita o fato da ordem de Cristo ter sido cumprida.

(Para uma melhor compreensão deste assunto, o caro leitor poderá conferir os seguintes artigos publicados neste site: "Uma análise Histórico-Teológica da autenticidade de Mateus 28:19"[link:http://adventistastrinitarianos.blogspot.com.br/2012/05/uma-analise-historico-teologica.html]; "Inquietações acerca da personalidade do Espírito Santo: um estudo sobre a fidedignidade de Mateus 28:19 nos escritos de Ellen White" [link:http://adventistastrinitarianos.blogspot.com.br/2012/05/inquietacoesacerca-da-personalidade-do.html]; "Os Adventistas e a Trindade: Como criam os pioneiros?" [link: http://adventistastrinitarianos.blogspot.com.br/2014/03/os-adventistas-e-trindade-como-criam-os.html]; "Desenvolvimento gradual da doutrina da Trindade na Igreja Adventista do Sétimo Dia: uma análise nos registros iniciais da Review and Herald e da Revista Adventista" [link: http://adventistastrinitarianos.blogspot.com.br/2014/04/desenvolvimento-gradual-da-doutrina-da.html])

Voltando a ideia que estava em andamento: No livro de João 13:14 diz: "Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns dos outros". De acordo com este verso, Cristo claramente deu uma ordem para que seus discípulos lavassem os pés uns dos outros, mas, seguindo o argumento de Sila Jäkel, como não aparece nenhum verso na Bíblia que mencione os discípulos lavando os pés uns dos outros, podemos concluir que não devemos mais lavar os pés uns dos outros na Ceia do Senhor, pois nenhum discípulo o fez. Se levarmos ao pé da letra a linha argumentativa do desafio de Silas Jäkel, seria complicado arguir, por exemplo, com um usuário de drogas que pedisse um texto, apenas 1 (UM) verso na Bíblia, que diga: "É pecado fumar maconha, cheirar cocaína  ou fazer uso de outros entorpecentes". Não havendo o texto, logo, estaria liberado o uso de drogas. Isto é só para mostrar que uma afirmativa como a que foi feita no desafio pode ser indutiva.

Bom, se este desafio fosse feito por um antitrinitariano que não cresse em Ellen White, eu faria uma abordagem diferente, continuaria com o argumento que estava sendo desenvolvido no parágrafo anterior. Entretanto, Silas Jäkel afirma crer no dom profético manifesto em Ellen White e em seus escritos. Vamos analisar até que ponto esta crença é verdadeira ou não.

Analisemos alguns textos do Espírito de Profecia:

“João batizava no arrependimento, mas os discípulos de Jesus, em profissão de fé, batizavam em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (Spirit of Prophecy, vol. 2 p. 136).

“Foi feita indagação a Deus com respeito a esses, e então, em harmonia com a mente da igreja e o Espírito Santo (Note que o Espírito Santo possui mente), foram separados pela imposição das mãos. Havendo recebido sua comissão da parte de Deus e tendo a aprovação da igreja, saíram batizando no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e administrando as ordenanças da casa do Senhor...” Primeiros Escritos, 101. 


É interessante a análise que Ellen White faz, pois ela sempre vem aclarar o texto bíblico. Ela traz à tona detalhes que não estão explícitos no texto. Por isso ela era profetisa. Lembrando que, como já foi mencionado em outro artigo, Ellen White cita Mateus 28:19 pelo menos 168 vezes. A resposta porque o livro de Atos só fala do  batismo em nome de Jesus Ellen White mesmo dá:


“Deviam os discípulos levar avante sua obra no nome de Cristo. Cada uma de suas palavras e atos devia atrair a atenção sobre Seu nome como possuindo esse poder vital pelo qual os pecadores podem ser salvos. Sua fé devia centralizar-se nAquele que é a fonte de misericórdia e poder. Em Seu nome deviam apresentar suas petições ao Pai, e receberiam resposta. Deviam batizar no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O nome de Cristo devia ser a senha, a insígnia, o laço de união, a autoridade para sua norma de prosseguimento e a fonte de seu sucesso. Nada devia ser reconhecido em Seu reino que não trouxesse Seu nome e inscrição. A.A. 28.


É simplesmente por isso que só se fala no nome de Jesus em relação ao batismo no livro de Atos. A expressão “em nome de Jesus” usada no livro de Atos é uma referência ao tipo de batismo que deveria ser realizado, i.e.,  sob a autoridade de Jesus; mas a fórmula batismal a ser aplicada no ato do batismo é a que foi dada na grande comissão pelo Senhor Jesus: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, pois o nome de Jesus era a “senha, a insígnia, o laço de união”, para provar que de fato agora eles eram cristãos e não judeus. 



Dito isto, vamos partir para um segundo aspecto dentro desta análise. O senhor Silas Jäkel e seus seguidores, orgulham-se se serem "seguidores dos pioneiros" da igreja Adventista do Sétimo Dia. Como vimos até agora, eles mal seguem Ellen White, ou seguem apenas naquilo que lhes apetece. Mas são seguidores pelo menos dos pioneiros? Como será que os pioneiros batizavam? Eles batizavam apenas em nome de Jesus ou em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo? Ao que se sabe, o grupo dos adventistas históricos, diferentemente dos Adventistas do Sétimo Dia, batizam apenas em nome de Jesus. Como os pioneiros viam esta questão? Vejamos se eles seguem mesmo os pioneiros:

Tiago White:






Segue o texto original, caso alguém duvide de sua veracidade:





Após a leitura desta declaração do Pr. Tiago White poderíamos dar por encerrado o assunto. É simples: Silas Jäkel que vive no ano 2015 afirma que os pioneiros da igreja só batizavam em nome de Jesus; o Pr. Tiago White, que viveu no século dezenove e foi um dos mais expoentes pioneiros da igreja diz que os ministros batizavam em nome da Trindade. Pergunta: Quem está falando a verdade? Silas Jäkel e seus seguidores atualmente ou o Pr. Tiago que viveu na época dos pioneiros?

Uriah Smith:





Texto original:





Stephen N. Haskell:




Texto original:




John N. Andrews:





E. J. Waggoner: 





Joseph H. Waggoner:





Confesso que depois que li esta declaração do pioneiro Waggoner fiquei bastante surpreso. É que pensei que as heresias defendidas por Jäkel e os históricos, de que o batismo só deve ser em nome de Jesus e que a Igreja Adventista só batizava desta forma no início, fosse algo novo. Imaginei que isto surgira a partir da década de 80 ou 90 em diante. Mas pelo que li,  satanás já tinha um grupo semelhante nos tempos dos pioneiros. Já havia quem defendia o batismo somente em nome de Jesus contrariando a ordem do mestre Jesus: batismo deveria ser em nome da Trindade.

Atente bem para este documento votado em 1882 pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Uma espécie de Manual da Igreja:




Texto original:




Veja este outro documento do ano de 1889:




Texto original







CONCLUSÃO

Notoriamente pode-se concluir que o batismo deve ser realizado sim em nome da Trindade, conforme nos orienta a Bíblia e Ellen White. Diferentemente do que Silas Jäkel tem ensinado, o espírito de profecia claramente nos orienta quanto ao verdadeiro batismo: deve ser realizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Conclui-se também que os assim chamados adventistas históricos estão mais distantes dos pioneiros, em si tratando da fórmula batismal, do que imaginam. Ao longo deste artigo percebeu-se claramente que desde os primórdios da igreja, os pioneiros, seguindo a ordem do mestre, batizavam em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mesmo aqueles que possuíam certa dificuldade, à princípio, com relação a doutrina da Trindade. 
Portanto, os adventistas históricos não seguem a Bíblia, Ellen White e nem muito menos os pioneiros, como eles declaram. 







OBS.: O valor proposto no anúncio será depositado na minha conta ou de fato os adventistas históricos não creem em Ellen White?












4 comentários:

  1. rsrsrsrsr, se voce receber, por favor me faça uma doação.

    ResponderExcluir
  2. Silas Jakel jamais cumpriria o que prometeu. ele preferiria negar que Ellen White tenha sido uma profetisa verdadeira.

    ResponderExcluir
  3. Se a trindade e verdadeira porque a IASD so veio assumiu em 1980 ?
    O batismo dá trindade e um batismo dá apostasia, ele aparece somente uma vez nas escrituras, e como não se forma uma doutrina com verso então ele não pode existir, sinto muito mas vos precisão e estudar mais a Bíblia, e com muita oração e clamor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um pensamento que diz: “A ignorância é atrevida.” Talvez pelo fato de o amigo realmente ser ignorante (no sentido de não possuir conhecimento básico) neste assunto é que fala desta forma.
      Se o amigo estudar um pouquinho a história de nossa igreja verá que a doutrina da Trindade não foi inventada e aceita na IASD em 1980. Já em 1913 a Review and Herald trouxe uma edição especial com relatos dos avanços do evangelho em todo o mundo. Entretanto, ao meio da revista com um subtítulo “Mensagem para hoje” há a seguinte declaração:

      “Para o benefício daqueles que podem desejar saber mais particularmente as características fundamentais da fé mantida por esta denominação, nós referiremos que os Adventistas do Sétimo Dia creem – Na Trindade divina.”

      Aqui no Brasil a Revista Mensal, que era como a Revista Adventista, publicou em 1920:

      “Os Adventistas do Sétimo Dia creem:
      1. Na Trindade da Divindade.
      2. Na Divindade de Jesus Cristo.
      3. Na personalidade do Espírito Santo.”

      Aconselho ler esse artigo que responde bem o seu questionamento:

      http://adventistastrinitarianos.blogspot.com.br/2014/04/desenvolvimento-gradual-da-doutrina-da.html

      Outro aspecto importante é que a senhora White diz claramente que Cristo pronunciou o que está escrito em Mateus 28:19:

      “Pouco antes de deixá-los, Cristo deu aos discípulos a promessa: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-Me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da Terra." Atos 1:8. "Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos." Mat. 28: 19 e 20. Enquanto essas palavras Lhe estavam nos lábios, ascendeu, recebendo-O uma nuvem de anjos e O escoltando até à cidade de Deus.” Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, 65.

      A não ser que você não creia nela, esse texto é contundente. Aconselho ler também esse outro artigo que provê resposta para essa sua dúvida:
      http://adventistastrinitarianos.blogspot.com.br/2012/05/inquietacoesacerca-da-personalidade-do.html

      Neste outro artigo eu abordo a parte histórica e os manuscritos mais antigos de Mateus 28:19. Aqui nós provamos que Mateus 28:19 estava no original. Aconselho você ler também esse artigo:

      http://adventistastrinitarianos.blogspot.com.br/2012/05/uma-analise-historico-teologica.html

      Quanto a dizer que não se pode fazer uma doutrina com um texto só, isso demonstra ainda mais ignorância. Esse método de interpretação, por mais lógico que possa parecer para quem gosta de matemática e estatística, é inaceitável para aqueles que buscam uma harmonia geral nas Escrituras, em vez de simplesmente selecionar delas as porções que mais lhes convêm. Se aplicássemos o mesmo método a outros assuntos bíblicos, acabaríamos mutilando inevitavelmente o equilíbrio temático das Escrituras. Talvez considerássemos como muito importante o assunto da idolatria, porque os profetas do Antigo Testamento falaram muito sobre ele, e menosprezaríamos a profecia das “duas mil e trezentas tardes e manhãs”, por ser mencionada apenas em Daniel 8:14. Também a cerimônia do lava-pés (Jo 13:1-20) e as três mensagens angélicas (Ap 14:6-12), por serem mencionadas apenas uma única vez na Bíblia, se tornariam irrelevantes para nós.

      Talvez o amigo precise estudar mais a Bíblia com muita, muita oração e clamor.

      Excluir