segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Evidência da Trindade na Natureza


Este é um vídeo em que o Dr. Adalto Lourenço faz uma abordagem perspicaz sobre a relação existente entre a natureza (sua forma três-em-um) e a Divindade triúna. É uma perspectiva bastante interessante.



4 comentários:

  1. Eu estudei musica e sou professor de musica e eu afirmo que a musica tem 4 elementos principais e não tres como foi falado.
    1.Harmonia 2.meloidia 3.ritmo 4.timbre Se não houver timbre não é possivel reconhecer o som dos instrumentos.Estude musica primeiro antes de sair falando besteira.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo. Primeiro gostaria de agradecer pelo seu contato. Fico feliz em saber que tem acompanhado nosso site.
    Bom, eu também sou músico além de teólogo. Fiz conservatório e toco violão clássico. É bom conversar com outro músico. Entretanto, é válido atentar que a pessoa que fez o comentário não fui eu e sim o Dr. Adalto Lourenço, que é físico e não músico. Mas como você entende de música, então vamos explorar um pouco mais o assunto:

    Por definição, música é a arte de combinar os sons e seu oposto, o silêncio, dentro de um determinado espaço de tempo. Entretanto este som apresenta várias particularidades chamadas de 'propriedades do som'.
    As propriedades do som são:
    Tempo - É o que determina a duração do som. Este som pode ser mensurado (medido) e tocado de acordo com as necessidades da execução do texto musical.
    Altura - É o que determina se o som pode ser agudo (mais fino), médio ou grave (mais grosso). Ela é determinada por sinais que são o pentagrama (conjunto de 5 linhas utilizado para escrever as notas) e a clave (que determina o posicionamento das notas no pentagrama). Trabalhamos com sons determinados chamados de notas musicais. Essas notas recebem um nome (latino) em nosso país: do, re, mi, fá, sol, lá e si.
    Intensidade - É o que determina o volume da música. Essa intensidade pode ser forte ou fraca. Para determinar um volume mais alto, dizemos que a intensidade é 'forte'. Para determinar um volume mais baixo, utilizamos o termo em italiano 'piano', ou seja, mais baixo. Existem várias graduações para a intensidade que vão do mais fraco ao mais forte: ppp, pp, p, mp, mf, f, ff, fff.
    Timbre - É o que nos permite  reconhecer qual instrumento está tocando. Todos os instrumentos podem produzir as notas musicais porém, as caracteristicas da emissão do som são inerentes ao timbre.
    Essas propriedades formarão as características do discurso musical escritos ao longo da partitura e são chamados de elementos da música.


    Elementos da música
    MELODIA: É a sucessão de diversos sons com alturas diversas dando a idéia do discurso musical, ou seja, o que nos faz reconhecer a música.
    RITMO:  É a variação do tempo de cada som indicada pelas figuras ritmicas e pelo compasso.

    Dentro do RITMO, como subdivisões temos:

    Dinâmica: A dinâmica refere-se à intensidade da música, ou seja, o seu volume.
    Timbre: Vem escrito logo no início da partitura, ou seja, para qual instrumento ou voz que a música foi escrita.
    Andamento: É a velocidade do pulso ou do ritmo aplicado à uma determinada música ou trecho musical.


    HARMONIA: É o conjunto de sons tocados simultâneamente ao longo do discurso musical. Basicamente, um conjunto de sons é chamado de 'acorde' e a sucessão e combinação desses acordes, harmonia.

    Como você pode notar (e já sabia, com certeza - foi só para relembrar), há 3 elementos principais em que a música pode ser dividida: Melodia, Harmonia e Ritmo. Dentro deste último encontramos a dinâmica, o timbre e o andamento.

    Há também um outro elemento que é considerado por alguns teóricos como elemento a parte dentro da música: a letra... Mas isto é outro estudo.

    Grato pela sua colaboração.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Eleazar pela sábia e equilibrada resposta. Se alguém ainda tem dúvida, pode consultar fontes não cristãs como garantia de imparcialidade e confirmar a informação. Na internet mesmo você pode ver (Sugestões: http://www.cifracil.com/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=46&Itemid=107 ou http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=136).

    ResponderExcluir
  4. Agradecido pela aula Eleazar, que o Senhor abençoe pela demonstração de moderação e lisura.

    ResponderExcluir