quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

REFUTANDO UM DOS PILARES TEXTUAIS DOS ANTITRINITARIANOS DISSIDENTES DO ADVENTISMO



(Discussão restrita somente aos que pertencem ao contexto teológico adventista)



Por Reginaldo Castro*



"Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e enviar o Espírito Santo para ser o Seu sucessor na terra. O ESPÍRITO SANTO É ELE MESMO, DESPIDO DA PERSONALIDADE HUMANA E INDEPENDENTE DELA. Ele Se representaria como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito, como o Onipresente. “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome [embora não seja visto por vós], esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” [João 14:26]. “Mas eu vos digo a verdade; convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei” [João 16:7].  Manuscript Releases, vol. 14, pg. 23 e 24.

Certamente o opositor está querendo provar que Jesus e o Espírito Santo são a mesma Pessoa de modo que a Divindade não é composta por Três seres distintos, mas somente Dois (Pai e Filho).
O defensor dessa tese enfrentará enormes obstáculos para sustentá-la. O próprio texto já possui recursos suficientes para refutar essa ideia.

1) O próprio texto diz que o Espírito Santo é o SUCESSOR de Cristo na Terra. Somente UMA OUTRA PESSOA pode suceder a outra. Ninguém pode ser sucessor de si mesmo. Não faz o menor sentido. Cristo estaria dizendo: "Eu irei e enviarei o meu Sucessor, que sou eu mesmo." Daí você percebe o absurdo!

2) O texto diz: "Ele [Cristo] Se representaria como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito como o Onipresente." Ora, o texto está claramente dizendo que Cristo estaria em todos os lugares PELO ESPÍRITO SANTO. A presença de Cristo seria REPRESENTADA pelo Espírito Santo. Ou seja, O Espírito Santo é o Representante de Cristo no mundo. Por meio do Espírito, Jesus está presente em todos os lugares. Tanto é que outras passagens dizem isso de forma inegável:
"Jesus disse que iria nos dar o Confortador. O que é o Confortador? É o Espírito Santo de Deus. O que é o Espírito Santo? É o representante de Jesus Cristo, é nosso Advogado que se posta ao nosso lado e apresenta nossas petições perante o Pai [...]"  - Manuscrito 43, 1894.

Obviamente, é irracional dizer que eu sou o representante de mim mesmo. O representante NUNCA é a mesma pessoa que o REPRESENTADO. Os antitrinitarianos jogam o próprio sentido das palavras no lixo.

Outro texto incontestável:

O tempo decorrido não operou nenhuma mudança na promessa dada por Cristo ao partir, promessa esta de enviar o Espírito Santo como Seu representante." - Atos dos Apóstolos, p. 50

Para quem de fato está buscando a verdade tal como ela se encontra nas páginas do Espírito de Profecia, esses dois textos já bastaria para convencer que Jesus e o Espírito Santo não podem ser a mesma pessoa. Basta fazer uma comparação simples de alguns textos para se chegar a essa conclusão.

Mas os antitrinitarianos tem um sério problema hermenêutico chamado de SELETIVIDADE DE TEXTOS. Eles usam somente os textos que convém para sustentar a tese deles. Selecionam apenas as passagens que mencionam uma parte da verdade sobre a Divindade e transformam essa parte no todo sobre o assunto.

(Existem outros equívocos hermenêuticos que os antitrinitarianos cometem. Sugiro que leia um artigo do Dr. Alberto Timm chamado "Hermenêutica antitrinitariana moderna: Uma análise metodológica")

3) O trecho principal é: "O Espírito Santo é Ele mesmo". Veja como a hermenêutica dos antitrinitarianos é horrível. Eles se baseiam num pedaço de uma frase e esquecem tudo que está dito antes e depois. Mas o que está dito antes e depois é justamente o que impede de interpretar da forma como eles interpretam, que Jesus e o Espírito são mesma pessoa. Vamos examinar a frase "O Espírito Santo é Ele mesmo". Isso não passa de uma simples linguagem de representação que a própria Bíblia usa. Vejamos:

Malaquias 4:5 diz:

"Eis que eu vos ENVIAREI O PROFETA ELIAS, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor"
Agora observe Mateus 11:14 ao se referir a João Batista:

"E, se o quereis conhecer, ELE MESMO É ELIAS, que estava para vir."

Pergunta ao antitrinitariano se João Batista e Elias são a mesma pessoa por causa desses textos. Mas está escrito não está? Por que não podemos concluir que são a mesma pessoa? Por que não está escrito em lugar nenhum que Elias desceu do céu e nasceu de novo e agora se chama João Batista. Percebe o absurdo a que chegaríamos se seguíssemos a lógica dos antitrinitarianos?
Obviamente, o texto quer dizer que João Batista é COMO SE FOSSE Elias pela semelhança no caráter e na missão.

E mais: EU SOU ELIAS, VOCÊ É ELIAS, A IGREJA É ELIAS, na medida em que ela faz a mesma obra que Elias fez no tempo dele. Isso se chama linguagem de representação! Apenas isso. Leia Apoc 2:20 e terás outro exemplo desse tipo de linguagem. O nome Jezabel é tomado para representar aqueles que estavam ensinando e seduzindo os cristãos de Tiatira a a praticarem a prostituição.
Ora, se essa forma de falar pode ocorrer no nível humano para ilustrar semelhança de caráter e missão, por que não pode ocorrer o mesmo no nível divino (Jesus e o Espírito), no qual a unidade entre eles é perfeita?
No nível divino, a linguagem de representação é completamente apropriada.

4) Logo após a frase "O Espírito Santo é Ele mesmo" temos uma informação importantíssima que é totalmente passada por alto pelo nosso amigo opositor da Trindade.

"O Espírito Santo é Ele mesmo, despido da personalidade humana e dela independente"
Jesus se despiu da personalidade humana e ficou independente dela quando ascendeu?
Compare:

"Ao tomar a nossa natureza, o Salvador ligou-se à humanidade por um laço que jamais se partirá. Ele nos estará ligado por toda a eternidade. [...] Para nos assegurar Seu imutável conselho de paz, Deus deu Seu Filho Unigênito a fim de que se tornasse membro da família humana, RETENDO PARA SEMPRE SUA NATUREZA HUMANA [...] Deus adotou a natureza humana na pessoa de Seu Filho, levando-a ao mais alto Céu. - O Desejado de Todas as Nações, p. 25 

Note que Jesus para sempre carregará com Ele a natureza humana. Se o Espírito Santo é Jesus, como então EGW pode dizer que Jesus não possui personalidade humana e é dela independente?
O único ser divino que desenvolveu uma personalidade humana foi Jesus, o que só foi possível por Ele ter tomado a natureza humana.

Acontece que o texto diz que esse Ser que viria para representar Jesus NÃO POSSUI PERSONALIDADE HUMANA E É INDEPENDENTE DELA.
Portanto, NÃO PODE SER UMA REFERÊNCIA A JESUS DE FORMA ALGUMA.
DEFINITIVAMENTE, é uma referência a UMA OUTRA PESSOA DIVINA, A SABER, O ESPÍRITO SANTO, TERCEIRA PESSOA DA TRINDADE.

Esses 4 argumentos IRREFUTÁVEIS foram extraídos da própria passagem usada pelo objetor. Se formos para o que é dito pelos Testemunhos em geral, a situação do antitrinitariano fica simplesmente irremediável. Citarei apenas mais um, que liquida com a tese de que Jesus e o Espírito são a mesma pessoa. Encerro minha resposta com o texto abaixo:

"O Espírito Santo é o Confortador, em nome de Cristo. Ele PERSONIFICA a Cristo, contudo É UMA PERSONALIDADE DISTINTA".  - Manuscript Releases, vol. 20, p. 324





*Reginaldo Castro é dirigente da IASD-MR de Parquelândia, Fortaleza (CE), bacharelando em Letras/Inglês pela Universidade Estadual do Ceará, professor e tradutor Inglês/Português e grande estudioso do assunto referente à Trindade, além de  um amigo pessoal.




Um comentário: