quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

UM TEXTO QUE PROVA QUE O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA DISTINTA DE JESUS CRISTO


(Discussão restrita somente aos que pertencem ao contexto teológico adventista)

 Por Reginaldo Castro*



Quando vier aquele Espírito da verdade, Ele vos guiará em toda a verdade." João 16:13. Exclusivamente pelo auxílio daquele Espírito que no princípio "Se movia sobre a face das águas" (Gên. 1:2), pelo auxílio daquela Palavra pela qual "todas as coisas foram feitas" (João 1:3), e daquela "luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo" (João 1:9), pode o testemunho da ciência ser corretamente interpretado. Apenas sob SUA orientação se podem discernir suas mais profundas verdades.  (Educação, p. 134)

Devo dizer que esse texto É EXTREMAMENTE PROBLEMÁTICO para a visão antitrinitariana por duas razões. Primeira, temos DUAS PESSOAS DISTINTAS no texto: o Espírito Santo e Jesus. Logo, a tese do Jairo Carvalho e muitos antitrinitarianos vai por água abaixo. O Espírito Santo NÃO É JESUS CRISTO. E como provo que são duas pessoas diferentes? Dessa forma: no texto em Inglês, quando diz "Apenas sob sua orientação", a palavra SUA é tradução do pronome adjetivo THEIR, que significa DELES. Logo, o sentido é "Apenas sob a orientação DELES." "DELES" quem? De Jesus e de Jesus? Óbvio que não! Não sejamos irresponsáveis com a revelação. É claro que a referência é ao Espírito Santo E Jesus. Mas os antitrinitarianos argumentam que o Espírito Santo de João 14 É O MESMO JESUS. Mas esse texto de "Educação" os apresenta como duas pessoas DISTINTAS.

Segunda razão, SÓ RESTA UMA OPÇÃO ELES. Apelar e dizer que o Espírito que se movia sobre as águas É O PAI. Se afirmarem isso, A COISA COMPLICA AINDA MAIS, pois PARA ONDE VAI TODA A ARGUMENTAÇÃO ANTITRINITARIANA USANDO A PALAVRA "ESPÍRITO", COM BASE NA ANALOGIA COM O ESPÍRITO DO HOMEM, A FIM DE DEFENDER QUE AS EXPRESSÕES "Espírito de Deus", "Espírito de Cristo", NÃO SE REFEREM A UMA PESSOA? Quer dizer então que o Espírito Santo pode ser uma referência à PRIMEIRA PESSOA; PODE SER UMA REFERÊNCIA À SEGUNDA PESSOA, SÓ NÃO PODE SER UMA REFERÊNCIA A UMA TERCEIRA PESSOA? Será que não percebem a tremenda incoerência desse argumento?
Tenho esperança de que ainda possam enxergar.




*Reginaldo Castro é dirigente da IASD-MR de Parquelândia, Fortaleza (CE), bacharelando em Letras/Inglês pela Universidade Estadual do Ceará, professor e tradutor Inglês/Português e grande estudioso do assunto referente à Trindade, além de  um amigo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário