quinta-feira, 17 de maio de 2018

PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS: Análise de Apocalipse 3:14



Pedro Golombole

Neste artigo irei analisar o trecho supracitado dentro do contexto. Está escrito:
Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz O AMÉM, a testemunha fiel e verdadeira, O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO de Deus.

A princípio, é necessário observar que há uma disparidade entre TER PRINCÍPIO e SER O PRINCÍPIO (Rev.21:6;22:13). Não podemos ignorar essa realidade, pois são duas coisas diferentes à luz da Bíblia. Conforme sabeis, o primeiro casal teve princípio (neste contexto podemos aplicar a expressão TER PRINCÍPIO), mas não era o princípio.” Afinal, o primeiro casal não era o princípio da criação de Deus e sabemos que os animais existiram antes do casal. Em segundo lugar, devemos observar que a expressão o Princípio da criação está sendo usada como um TÍTULO e não como uma DESCRIÇÃO (Apoc.1:5;3:14). Por exemplo, observe que em nenhum lugar no NT o termo Amém é usado para descrever alguém, mas sempre para descrever uma forte concordância (Apoc.1:6;7:12;22:20). No AT, entretanto, o termo Amém é usado para descrever a Jeová, e tal expressão foi entendida na Versão Septuaginta (LXX, o Antigo Testamento escrito em Grego) como O Deus verdadeiro [Elohîm Âmen] em Isaías 65:16.
(OBS: a TNM traduz a expressão Elohîm Âmen por Deus de fé.”)

O escritor Joanino usou o vocábulo grego ARCHÉ (princípio) e não o termo grego prötós (primeiro). O léxico BDAG define que Cristo é a CAUSA PRIMÁRIA da criação (Léxico BDAG, pág.138, s.v.6). De acordo com o dicionário Aurélio da língua portuguesa o vocábulo PRINCÍPIO significa: Local em que algo tem origem; começo; CAUSA PRIMÁRIA; preceito, regra, lei, norma; fundamento, alicerce, fonte ou causa de uma ação. Portanto, o Logos é o PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO de Deus na acepção de ser o LOCAL EM QUE TODA A CRIAÇÃO de Deus TEM ORIGEM; Ele é o PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO na acepção de ser o ELEMENTO PREDOMINANTE NA CONSTITUIÇÃO DE TODA A CRIAÇÃO de Deus e o PRECEITO, a REGRA, a LEI, o FUNDAMENTO, o ALICERCE, a NORMA, QUE PRINCIPIOU TODAS AS COISAS.

A NVI traduz a expressão o Princípio da criação de Deus por Soberano da criação de Deus”, e a Bíblia Judaica traduz por o Governante da criação de Deus. A TNM traduz o vocábulo ARCHÉ por FUNCIONÁRIOS DO GOVERNO (Luc.12:11); por AUTORIDADE DO GOVERNADOR (Luc.20:20); por QUATRO EXTREMIDADES (At.10:11). O próprio vocábulo ARCHE (αρχή) também significa PRIMAZIA e EXTREMO DE UMA PONTA.

O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO:

O PRINCÍPIO é o Agente da ativa (o que causa), não da passiva (que sofre a causa). Por exemplo, o PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO de uma casa é o pedreiro e sem ele a casa não vem a existência, e o PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO de um vaso é o oleiro e sem ele o vaso não vem a existência. Do mesmo modo o PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO de Deus é o Logos e sem Ele toda criação não vem a existência (João 1:3;TNM). O PRINCÍPIO (sujeito ativo) é a CAUSA (predicativo do sujeito) da coisa principiada (objeto passivo). Outrossim, o próprio Deus Pai é o PRINCÍPIO DA SUA CRIAÇÃO (Rev.4:11), o Princípio é a Causa Necessária das coisas principiadas. Outro detalhe: Jesus não é simplesmente o Princípio da Criação (a Causa Primária), mas também o Fim da Criação (a Meta Final da Criação). O Logos também é o Princípio da coesão (Col.1:17;Heb.1:3), que faz o Universo um cosmos em vez de um caos. Sem Ele, a gravidade deixaria de funcionar, os próprios planetas não permaneceriam em suas órbitas. Cristo é o Princípio unificador que mantém todas as coisas juntas. E resumindo Ele é o Princípio da Igreja (a Fonte da vida e da existência da Igreja).

CONCLUSÃO:

Jesus é o Princípio da criação de Deus na acepção de ser o Originador de toda a criação de Deus (Heb.1:10-12), e sem Ele nem mesmo uma só coisa veio à existência (João 1:3;TNM).















Sobre o autor: 
 
Pedro Golombole vive em Angola (Luanda- Viana) e é Adventista do Sétimo Dia há 6 anos. Assíduo leitor do nosso site, agora também contribui com este precioso material.


 


4 comentários:

  1. Grato, Pr. Eleazar!
    É um prazer compartilhar os meus estudos nesse site adventista que exclarece a Trindade à luz da Bíblia.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eu quem lhe agradeço amigo. Estamos jubntos.

    ResponderExcluir
  3. Ótima analise, parabéns, vou dalvar pra mim.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse artgo, vou compartilhar

    ResponderExcluir