Pedro Golombole
Neste artigo irei analisar o trecho supracitado dentro do
contexto. Está escrito:
“Ao anjo
da igreja em Laodicéia
escreve: Isto diz O AMÉM, a testemunha
fiel e verdadeira, O PRINCÍPIO DA
CRIAÇÃO de Deus.”
A princípio, é necessário
observar que há uma
disparidade entre “TER PRINCÍPIO” e “SER O PRINCÍPIO” (Rev.21:6;22:13). Não podemos
ignorar essa realidade, pois são duas
coisas diferentes à luz da Bíblia. Conforme sabeis, o primeiro casal teve princípio (neste contexto podemos aplicar a expressão “TER PRINCÍPIO”), mas não era “o princípio.” Afinal, o primeiro casal não era “o princípio da criação de Deus” e
sabemos que os animais existiram antes do casal. Em segundo lugar, devemos
observar que a expressão “o Princípio da criação” está sendo usada como um TÍTULO e não como uma DESCRIÇÃO (Apoc.1:5;3:14). Por exemplo, observe que em nenhum lugar no NT o
termo Amém é usado para descrever alguém, mas sempre para descrever uma forte concordância (Apoc.1:6;7:12;22:20). No AT, entretanto, o
termo Amém é usado para descrever a Jeová, e tal expressão foi
entendida na Versão
Septuaginta (LXX, o Antigo Testamento escrito em Grego) como “O Deus verdadeiro” [Elohîm Âmen] em Isaías 65:16.
(OBS: a TNM traduz a expressão “Elohîm Âmen” por “Deus de fé.”)
O escritor Joanino usou o vocábulo grego ARCHÉ (princípio) e não o termo grego prötós (primeiro). O léxico BDAG define que Cristo é a CAUSA PRIMÁRIA da criação (Léxico BDAG, pág.138, s.v.6). De acordo com o dicionário Aurélio da língua portuguesa o vocábulo PRINCÍPIO
significa: Local em que algo tem origem; começo; CAUSA PRIMÁRIA;
preceito, regra, lei, norma; fundamento, alicerce, fonte ou causa de uma ação. Portanto, o Logos é o PRINCÍPIO DA
CRIAÇÃO de Deus na acepção de ser o LOCAL EM QUE TODA A CRIAÇÃO de Deus TEM ORIGEM; Ele é o PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO na acepção de ser o ELEMENTO PREDOMINANTE NA CONSTITUIÇÃO DE TODA A CRIAÇÃO de Deus e o PRECEITO, a REGRA, a LEI, o FUNDAMENTO, o ALICERCE, a
NORMA, QUE PRINCIPIOU TODAS AS COISAS.
A NVI traduz a expressão “o Princípio da criação de Deus” por “Soberano da criação de Deus”, e a Bíblia Judaica traduz por “o Governante da criação de Deus”. A TNM
traduz o vocábulo ARCHÉ por “FUNCIONÁRIOS DO
GOVERNO” (Luc.12:11); por “AUTORIDADE DO GOVERNADOR” (Luc.20:20); por “QUATRO EXTREMIDADES”
(At.10:11). O próprio vocábulo ARCHE (αρχή) também
significa PRIMAZIA e EXTREMO DE UMA PONTA.
O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO:
O PRINCÍPIO é o Agente da ativa (o que causa), não da passiva (que sofre a causa). Por exemplo, o PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO de uma casa é o
pedreiro e sem ele a casa não vem a
existência, e o PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO de um vaso é o oleiro
e sem ele o vaso não vem a
existência. Do mesmo modo o PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO de Deus é o Logos
e sem Ele toda criação não vem a existência (João
1:3;TNM). O PRINCÍPIO
(sujeito ativo) é a CAUSA
(predicativo do sujeito) da coisa principiada (objeto passivo). Outrossim, o próprio Deus Pai é o PRINCÍPIO DA
SUA CRIAÇÃO (Rev.4:11), o Princípio é a Causa Necessária das
coisas principiadas. Outro detalhe: Jesus não é simplesmente o Princípio da Criação (a Causa Primária), mas
também o Fim da Criação (a Meta Final da Criação). O Logos também é o Princípio da coesão (Col.1:17;Heb.1:3), que faz o Universo um cosmos em vez de um caos.
Sem Ele, a gravidade deixaria de funcionar, os próprios planetas não
permaneceriam em suas órbitas.
Cristo é o Princípio unificador que mantém todas as coisas juntas. E resumindo Ele é o Princípio da Igreja (a Fonte da vida e da existência da Igreja).
CONCLUSÃO:
Sobre o autor:
Pedro Golombole vive em Angola (Luanda- Viana) e é Adventista do Sétimo Dia há 6 anos. Assíduo leitor do nosso site, agora também contribui com este precioso material.
Grato, Pr. Eleazar!
ResponderExcluirÉ um prazer compartilhar os meus estudos nesse site adventista que exclarece a Trindade à luz da Bíblia.
Abraços!
Eu quem lhe agradeço amigo. Estamos jubntos.
ResponderExcluirÓtima analise, parabéns, vou dalvar pra mim.
ResponderExcluirMuito bom esse artgo, vou compartilhar
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