sábado, 12 de maio de 2012

Uma análise sobre a crença Bíblica da Trindade e sua não relação com o Ecumenismo nos escritos de Ellen White



INTRODUÇÃO

            Há algum tempo alguns tem se levantado contra a doutrina Bíblica da Trindade. Como a Igreja Adventista do Sétimo Dia professa esta doutrina, tem sido acusada de estar ligada ao ecumenismo, visto que a Trindade – dizem eles – tem sua origem no igreja romana e não na Bíblia. Para responder a estes que se tem levantado contra o povo de Deus, a voz profética se faz necessária. Antes, porém, algumas perguntas precisam ser consideradas, pois serão base no desenvolver do presente artigo:



1. Quais os pontos comuns para o Ecumenismo?

2. O assunto da Trindade tem que ver com o Ecumenismo?

3. Está a IASD envolvida no Ecumenismo?



            O primeiro questionamento é de suma importância para o assunto que ora se aborda, uma vez que se possa delinear os pontos comuns para um ecumenismo, naturalmente o que não é um ponto comum (como a Trindade) está fora e, portanto, não pode ser usado como argumentação para incluir a Igreja Adventista no movimento Ecumênico. Sobre os pontos comuns que darão origem ao ecumenismo mundial, Ellen White afirma:
            1.0 Pontos Comuns para o Ecumenismo e a Trindade        

“Quando as principais igrejas dos Estados Unidos, ligando-se em pontos de doutrinas que lhes são comuns, influenciarem o Estado para que imponha seus decretos e lhes apoie as instituições, a América protestante terá então formado uma imagem da hierarquia romana, e a inflição de penas civis aos dissidentes será o resultado inevitável. ... A vasta diversidade de crenças nas igrejas protestantes é por muitos considerada como prova decisiva de que jamais se poderá fazer esforço algum para se conseguir uma uniformidade obrigatória. Há anos, porém, que nas igrejas protestantes se vem manifestando poderoso e crescente sentimento em favor de uma união baseada em pontos comuns de doutrinas. Para conseguir tal união, deve-se necessariamente evitar toda discussão de assuntos em que não estejam todos de acordo, independentemente de sua importância do ponto de vista bíblico.”

Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 445



            Nota-se claramente, através da pena inspirada que existem sim pontos de doutrinas comuns que serão a base da união entre as igrejas. Mas, quais pontos são estes?  

“A imposição da guarda do domingo pelos protestantes é uma obrigatoriedade do culto ao papado. ...

No próprio ato de impor um dever religioso por meio do poder secular, formariam as igrejas mesmas uma imagem à besta; daí a obrigatoriedade da guarda do domingo nos Estados Unidos equivaler a impor a adoração à besta e à sua imagem.”

O Grande Conflito, págs. 445, 448 e 449.


O vinho de Babilônia é a exaltação do falso dia de repouso acima do sábado que o Senhor Jeová abençoou e santificou para uso do homem, [e] também a imortalidade da alma.

Mensagens Escolhidas II, 68.


Babilônia tem estado a promover doutrinas venenosas, o vinho do erro. Esse vinho do erro é composto de doutrinas falsas, tais como a imortalidade natural da alma, o tormento eterno dos ímpios, a negação da existência de Cristo antes de Seu nascimento em Belém, a defesa e exaltação do primeiro dia da semana acima do santo e santificado dia de Deus.”                 

Review and Herald, 19 de setembro de 1893.



Mediante os dois grandes erros - a imortalidade da alma e a santidade do domingo - Satanás há de enredar o povo em suas malhas. Enquanto o primeiro lança o fundamento do espiritismo, o último cria um laço de simpatia com Roma. Os protestantes dos Estados Unidos serão os primeiros a estender as mãos através do abismo para apanhar a mão do espiritismo; estender-se-ão por sobre o abismo para dar mãos ao poder romano; e, sob a influência desta tríplice união, este país seguirá as pegadas de Roma, desprezando os direitos da consciência.”

O Grande Conflito, pág. 588.


Ao ler estes textos não há como interpretar que o assunto Trindade tem que ver com o ecumenismo. Sob dois pontos principais é que se dará a união das igrejas: Imortalidade da alma e santificação do Domingo. Em nenhum lugar no Espírito de profecia é encontrada uma só frase que possa dar a entender que a crença na Trindade seria um dos pontos comuns ao ecumenismo.

Há alguns que argumentam que a ICAR afirma ser dela a doutrina da Trindade, que os que creem na Trindade seriam seus seguidores e que este era um ponto comum para o Ecumenismo. Bom, uma coisa é a definição de ecumenismo da ICAR e o que ela entende por pontos comuns de doutrina para um ecumenismo. Outra coisa é a definição da serva do Senhor a respeito do assunto e os pontos que são comuns (já citados). Ellen White não partilha a visão ecumênica da ICAR. É impressionante que os que argumentam contra a Trindade, dizem que esta doutrina é da Igreja Romana, no entanto, ao invés de darem crédito ao que diz o Senhor através de sua profetiza, preferem dar crédito ao que seria ecumenismo na visão da Igreja Romana. Um tanto contraditório, para não dizer incoerente.

Conclui-se então, esta primeira parte, afirmando que em nenhum lugar do Espírito de Profecia ou da Bíblia, há sequer uma declaração que afirme ser o assunto da Trindade um ponto comum para União das Igrejas.


2.0 Crenças comuns da ICAR e da IASD


É dito por parte dos que pretendem negar a Trindade, que não se pode adotar nada que venha da ICAR, pois ela só prega a mentira e, portanto, nada que venha dela deveria ser considerado verdadeiro. Como a ICAR crer na Trindade, logo esta crença não vem de Deus, alegam. Este argumento é maior prova de ignorância teológica e bíblica. Sabe-se que em todos os lugares onde Satanás atua, ele mistura a verdade com o erro para obter êxito no enganar as pessoas. Por isso, pode-se encontrar sim, ao contrário do que afirma o grupo citado, verdades na ICAR. Por exemplo, eles creem que:


1. Cristo virá para julgar vivos e mortos. (Credo)

2. Ressurreição da carne. (Credo)

3. Deus Pai como Criador dos céus e da terra, Infinito, Onisciente, Onipresente, Onipotente.

4. Morte e Ressurreição de Cristo.

5. Pecado da glutonaria (Catecismo, casa editora Veritas 1907, P. 240)

6. Trindade.


Qual é o erro destas doutrinas? São essas crenças, de fato, católicas ou bíblicas? O fato de a ICAR defendê-las as torna erradas? De maneira nenhuma!  As doutrinas são claramente bíblicas. Só um completo leigo no assunto afirmaria tal bobagem.


3.0 Está a IASD envolvida no ecumenismo?


            O livro “Ecumenismo” de Juan Bosch Navarro, que não é Adventista, mas católico diz na página 81:


 “A cooperação adventista ao movimento ecumênico é muito reduzida ou quase nula. Os adventistas não pertencem a nenhum organismo relacionado com a busca de unidade visível de todos os cristãos.”


No livro “Diversidade e Comunhão, Um convite ao ecumenismo” das edições Paulinas da ICAR, há uma listagem de igrejas pertencentes ao movimento ecumênico, no entanto, o nome da IASD não aparece uma só vez. Isto é mais uma evidência de que a IASD não se encontra associada a movimentos ecumênicos no sentido mais profundo.


4.0 Tornou-se a IASD babilônia?

De antemão, a resposta para esta pergunta é: NÃO. Há pessoas, entretanto, que vão além no terreno encantado de Satanás. Eles dizem que pelo fato de a IASD crer na Trindade, tornou-se Babilônia. Veja o que a serva do Senhor afirma sobre tal heresia contra o povo de Deus e como ela fala sobre os que dirigem tais palavras a menina dos olhos de Deus nesta Terra:


“No mundo só existe uma igreja que presentemente se acha na brecha, tapando o muro e restaurando os lugares assolados; e todo homem que chamar a atenção do mundo e de outras igrejas para esta igreja, denunciando-a como Babilônia, está trabalhando de acordo com aquele que é o acusador dos irmãos.”

Testemunhos Para Ministros, págs. 45


“Em todas as épocas do mundo tem havido homens que pensam terem uma obra a fazer para o Senhor, e não manifestam respeito por aqueles que o Senhor tem usado. Não fazem aplicações corretas da Escritura, e torcem as Escrituras para manter suas próprias idéias. Quaisquer que sejam as pretensões dos que se afastam do corpo, para proclamar teorias de sua própria invenção, eles estão a serviço de Satanás, a fim de maquinar algum outro ardil para desviar pessoas da verdade para este tempo.

Acautelai-vos dos que se apresentam com a grande preocupação de denunciar a igreja. Os escolhidos que estão enfrentando e resistindo a tempestade da oposição do mundo, e erguendo os espezinhados mandamentos de Deus a fim de exaltá-los como santos e honrosos, são realmente a luz do mundo. Como ousa o homem mortal emitir sua sentença sobre eles, e chamar a igreja de prostituta, Babilônia, covil de salteadores, esconderijo de toda ave imunda e detestável, morada de demônios, embriagando as nações com o vinho de sua fornicação, aliando-se com os reis e os grandes da Terra, enriquecendo-se com a abundância de sua luxúria, e proclamando que seus pecados se acumularam até ao Céu e que Deus Se lembrou dos atos iníquos que ela praticou? É essa a mensagem que temos de transmitir aos adventistas do sétimo dia? Digo-vos que não! Deus não deu semelhante mensagem a homem algum. Humilhem esses homens o coração diante de Deus, e com verdadeira contrição arrependam-se de se haverem durante algum tempo colocado ao lado do acusador dos irmãos, o qual de dia e de noite os acusa diante de Deus. ...

Suponhamos que essa mensagem falsa seja a que todos tenham de ouvir para este tempo: "Retirai-vos dela, povo Meu" (Apoc. 18:4), aonde iremos nós? Onde encontraremos a pureza, bondade e santidade que nos tornem seguros? Onde está o aprisco no qual não entrará lobo algum?

Digo-vos, meus irmãos, que o Senhor tem um corpo organizado por meio do qual Ele irá operar. Poderá haver mais de uma vintena de judas entre eles; poderá haver um Pedro impetuoso que sob circunstâncias probantes negue seu Senhor; poderá haver pessoas representadas por João, a quem Jesus amava, mas talvez ele tenha um zelo propenso a destruir vidas humanas mandando descer fogo do céu sobre eles para vingar-se de um insulto a Cristo e à verdade. Mas o grande Mestre procura transmitir lições instrutivas para corrigir esses males existentes.”

Manuscrito 21, 1893.


“Sejam todos cuidadosos para não clamarem contra o único povo que está cumprindo a descrição dada do povo remanescente, que guarda os mandamentos de Deus e tem a fé em Jesus. ... Deus tem um povo distinto, uma igreja na Terra, inferior a nenhuma outra, mas a todas superior em suas facilidades para ensinar a verdade, para vindicar a Lei de Deus. ... Meu irmão, se estais ensinando que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é Babilônia, estais errado.

Testemunhos Para Ministros, págs. 50, 58 e 59.

Um determinado irmão (que apenas é chamado de irmão S) que foi contemporâneo de Ellen White, começou a disseminar a ideia de que a IASD era Babilônia. A forma como a irmã White o abordou foi muito forte e serve de alerta aos que hoje se posicionam da mesma forma. Eis a carta:

"Prezado irmão S:

"Dirijo-vos algumas linhas. Não estou em harmonia com a posição que o irmão adotou, pois me foi mostrado pelo Senhor que justamente tal posição assumirão os que laboram em erro. Paulo nos deu advertências a esse respeito: 'Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios.' I Tim. 4:1.

"Meu irmão, soube que estais assumindo a posição de que a igreja adventista do sétimo dia é Babilônia e de que todos os que se querem salvar devem sair dela. Não sois o único homem que o diabo tem enganado nessa questão. Durante os últimos quarenta anos, um homem após outro tem-se levantado, alegando que o Senhor o enviou com a mesma mensagem; mas permiti-me dizer-vos, como a eles tenho dito, que essa mensagem que proclamais é um dos enganos satânicos destinados a criar confusão entre as igrejas.

"Meu irmão, certamente estais fora do caminho...

"Meu irmão, se estais ensinando que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é Babilônia, estais errado. Deus não vos deu nenhuma mensagem assim para proclamar. Satanás usará toda pessoa a que possa ter acesso, inspirando homens a criar falsas teorias, ou a se desviar por qualquer tangente errada, para dar origem a um falso reavivamento, e assim desviar as pessoas do verdadeiro assunto para este tempo. Presumo que algumas pessoas poderão ser enganadas por vossa mensagem, porque estão cheias de curiosidade e do desejo de alguma coisa nova.

"Entristece-me verdadeiramente serdes enganado de qualquer maneira pelas sugestões do inimigo, pois sei que a teoria que advogais não é a verdade. Apresentando as idéias que apresentais, causareis grande prejuízo tanto a vós mesmo como aos outros. Não procureis interpretar mal, torcer e perverter os Testemunhos para justificar qualquer mensagem de erro. Muitos já têm passado por esse terreno, e têm causado grande mal. Ao saírem outros precipitadamente, cheios de zelo, para proclamar essa mensagem, vez após vez, foi-me mostrado não ser ela a verdade.

"Compreendo que também estais proclamando que não devemos dar o dízimo. Meu irmão, tirai o sapato de vossos pés, pois o lugar em que estais é terra santa. O Senhor falou com relação a dar os dízimos. Ele disse: 'Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na Minha casa, e depois fazei prova de Mim, diz o Senhor dos Exércitos, se Eu vos não abrir as janelas do Céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança.' Mal. 3:10. Mas ao mesmo tempo em que pronuncia uma bênção sobre todos os que trazem seus dízimos, pronuncia uma maldição sobre os que os retêm. Muito recentemente tive luz direta do Senhor sobre essa questão, a de que muitos adventistas do sétimo dia estavam roubando a Deus nos dízimos e ofertas, e me foi claramente revelado que Malaquias apresentou o caso como ele realmente é. Como ousa então o homem até mesmo pensar em seu coração que uma sugestão para reter os dízimos e ofertas vem do Senhor? Onde, meu irmão, vos desviastes do caminho? Oh, ponde os vossos pés de novo no caminho reto!

"Estamos perto do fim, mas se vós ou qualquer outro homem fordes seduzidos pelo inimigo e levados a estabelecer o tempo para a vinda de Cristo, estareis fazendo o mesmo mau trabalho que causou a ruína da alma dos que isto fizeram no passado.

"Deus tem na Terra uma igreja que é Seu povo escolhido, que guarda os Seus mandamentos. Ele está guiando, não ramificações transviadas, não um aqui e outro ali, mas um povo. A verdade é um poder santificador; mas a igreja militante não é a igreja triunfante. Há joio entre o trigo. 'Queres, pois, que vamos arrancá-lo?' Mat. 13:28. foi a pergunta do servo; mas o pai de família respondeu: 'Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.' Mat. 13:29. A rede do evangelho apanha não só peixes bons, mas também ruins, e só o Senhor sabe quem são os Seus.

"É nosso dever individual andar humildemente com Deus. Não devemos buscar nenhuma mensagem estranha, nova. Não devemos pensar que os escolhidos de Deus, que procuram andar na luz, componham Babilônia. As igrejas denominacionais caídas é que são Babilônia. Babilônia tem estado a promover doutrinas venenosas, o vinho do erro. Esse vinho do erro é composto de doutrinas falsas, tais como a imortalidade natural da alma, o tormento eterno dos ímpios, a negação da existência de Cristo antes de Seu nascimento em Belém, a defesa e exaltação do primeiro dia da semana acima do santo e santificado dia de Deus. Estes erros e outros semelhantes são apresentados ao mundo pelas várias igrejas, e assim se cumprem as Escrituras que dizem: 'Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição.' Apoc. 18:3. É uma ira criada por doutrinas falsas, e quando reis e presidentes sorvem esse vinho da ira da sua prostituição, enchem-se de ódio contra os que não concordam com as heresias falsas e satânicas que exaltam o sábado falso, e levam os homens a pisarem a pés o monumento de Deus.

"Anjos caídos formam, na Terra, confederações com homens maus. Nessa época aparecerá o anticristo, como o Cristo verdadeiro, e então a lei de Deus será anulada completamente entre as nações do mundo. Alcançará seu ponto mais alto a rebelião contra a santa lei de Deus. Mas o verdadeiro líder de toda essa rebelião é Satanás disfarçado em anjo de luz. Os homens serão iludidos e o exaltarão ao lugar de Deus, deificando-o. Mas a Onipotência intervirá, e às igrejas apostatadas que se unirem na exaltação de Satanás, se expedirá a sentença: 'Portanto, num dia virão as suas pragas: a morte, e o pranto, e a fome; e será queimada no fogo, porque é forte o Senhor Deus, que a julga.'" Apoc. 18:8.

 Review and Herald, 19 de setembro de 1893.

            Ainda um outro indivíduo (irmão C) do mesmo período se portou da mesma forma, e a maneira como a senhora White o abordou não foi diferente:

“Caro Irmão C:

“O Senhor não vos deu uma mensagem para chamar os adventistas do sétimo dia Babilônia, e chamar o povo de Deus a sair dela. Todas as razões que possais apresentar não podem, quanto a mim, ter peso nesse assunto, porque o Senhor me deu decisivo esclarecimento em oposição a tal mensagem.

“Não duvido de vossa sinceridade e honestidade. Tenho escrito, em diversas ocasiões, longas cartas aos que estavam acusando a Igreja dos adventistas do sétimo dia de ser Babilônia, de que não estavam lidando com a verdade. Pensais que pessoas me têm incutido preconceitos no espírito. Se me encontro neste estado, não sou apta a que se me confie a obra de Deus. Mas esse assunto me foi apresentado à mente em outros casos em que indivíduos pretenderam ter mensagens de caráter idêntico para a Igreja Adventista do Sétimo Dia, e foi-me dada a palavra: "Não os creiais." "Eu não os enviei, e todavia eles correram."

“Deus está guiando a saída de um povo. Ele tem um povo, uma igreja na Terra, os quais Ele tornou depositários de Sua lei. Confiou-lhes sagrado depósito e verdade eterna para ser dada ao mundo. Ele os reprovaria e corrigiria. A mensagem aos laodiceanos aplica-se aos adventistas do sétimo dia que têm tido grande esclarecimento e não têm andado na luz. São aqueles que têm feito grande profissão, mas não andado a par com seu Líder, que serão vomitados de Sua boca, a menos que se arrependam. A mensagem que declara a Igreja Adventista do Sétimo Dia Babilônia, e chama o povo de Deus a sair dela, não vem de nenhum mensageiro celeste, ou nenhum instrumento humano inspirado pelo Espírito de Deus.

“Diz a Testemunha Verdadeira: "Aconselho-te que de Mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no Meu trono, assim como Eu venci e Me assentei com Meu Pai no Seu trono." Apoc. 3:18-21.

“Jesus vem para dar aos membros da Igreja, individualmente, as mais ricas bênçãos, uma vez que eles Lhe abram a porta. Ele não os chama nem uma vez Babilônia, nem pede que saiam. Mas diz: "Eu repreendo e castigo a todos quantos amo" Apoc. 3:19 (com mensagens de reprovação e advertência). Essas reprovações, eu não ignoro. Tenho dado advertências porque o Espírito do Senhor me tem constrangido a fazê-lo, e tenho proferido reprovações porque o Senhor me tem dado palavras de reprovação. Não tenho recuado de declarar todo o conselho de Deus, que me tem sido dado para a Igreja. Direi no temor de Deus: Sei que o Senhor tem pensamentos de amor e misericórdia para restaurá-los e curá-los de todas as suas prevaricações. Ele tem uma obra para a Sua Igreja fazer. Eles não devem ser declarados Babilônia, mas serem o sal da Terra, a luz do mundo. Devem ser os mensageiros vivos para proclamar uma mensagem viva nestes últimos dias.

“Digo novamente: O Senhor não falou por nenhum mensageiro que chame a igreja que observa os mandamentos de Deus, Babilônia. É verdade que há joio com o trigo, mas Cristo disse que enviaria Seus anjos para juntar primeiro o joio e atá-lo em molhos para ser queimado, mas recolher o trigo no celeiro. Sei que o Senhor ama Sua Igreja. Ela não deve ser desorganizada ou esfacelada em átomos independentes. Não há nisto a mínima coerência; não existe a mínima evidência de que tal coisa venha a se dar. Aqueles que derem ouvidos a essa falsa mensagem e procurarem fermentar outros, serão enganados e preparados para receber mais avançados enganos, e virão a nada. Há em alguns dos membros da Igreja orgulho, presunção, obstinada incredulidade, e recusa a ceder em suas idéias, embora se amontoe prova sobre prova, que faz aplicável a mensagem à igreja de Laodicéia. Mas isto não extinguirá a Igreja. Deixai que tanto o joio como o trigo cresçam juntos até à ceifa. Então os anjos é que farão a obra de separação.

“Advirto a Igreja Adventista do Sétimo Dia a ser cuidadosa quanto à maneira por que recebeis toda idéia nova e aqueles que pretendem ter grande iluminação. O caráter de sua obra parece ser acusar e despedaçar. Dêem os crentes ouvidos à voz do anjo que disse à igreja: "Uni-vos." Na união está a vossa força. Amai como irmãos, sede compassivos, corteses. Deus tem uma Igreja, e Cristo declarou: "As portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mat. 16:18. Os mensageiros que o Senhor envia apresentam as credenciais divinas.

Jesus vem para dar aos membros da Igreja, individualmente, as mais ricas bênçãos, uma vez que eles Lhe abram a porta. Ele não os chama nem uma vez Babilônia, nem pede que saiam. Mas diz: "Eu repreendo e castigo a todos quantos amo" Apoc. 3:19 (com mensagens de reprovação e advertência). Essas reprovações, eu não ignoro. Tenho dado advertências porque o Espírito do Senhor me tem constrangido a fazê-lo, e tenho proferido reprovações porque o Senhor me tem dado palavras de reprovação. Não tenho recuado de declarar todo o conselho de Deus, que me tem sido dado para a Igreja. Direi no temor de Deus: Sei que o Senhor tem pensamentos de amor e misericórdia para restaurá-los e curá-los de todas as suas prevaricações. Ele tem uma obra para a Sua Igreja fazer. Eles não devem ser declarados Babilônia, mas serem o sal da Terra, a luz do mundo. Devem ser os mensageiros vivos para proclamar uma mensagem viva nestes últimos dias.”

Review and Herald, 19 de setembro de 1893.

            Nota-se claramente a desaprovação divina aos que denominam Sua igreja de Babilônia. Ellen White ainda continua em seus escritos:

“Aqueles que afirmam que as igrejas adventistas do sétimo dia constituem Babilônia, ou qualquer parte de Babilônia, deveriam antes ficar em casa. Que eles se detenham e considerem qual é a mensagem que deve ser pregada presentemente. Em vez de trabalhar com meios divinos para preparar um povo que subsista no dia do Senhor, eles se puseram ao lado daquele que é um acusador dos irmãos, que os acusa dia e noite perante Deus.

Testemunhos Para Ministros, Pag. 33

“Deus tem um povo em que todo o Céu se acha interessado, e eles são o único objeto na Terra, precioso ao coração de Deus. Que todos os que lerem estas palavras lhes dêem toda a consideração; pois em nome de Jesus desejo com elas impressionar cada pessoa.

Quando se levanta alguém, de nosso meio ou fora de nós, tendo a preocupação de proclamar uma mensagem que declare que o povo de Deus pertence ao número dos de Babilônia, e que pretenda que o alto clamor é um chamado para sair dela, podereis saber que esse tal não é portador da mensagem de verdade. Não o recebais, não lhe desejeis bom êxito; pois Deus não falou por ele, nem lhe confiou uma mensagem, mas ele correu antes de ser enviado.

A mensagem contida no folheto intitulado O Alto Clamor (folheto feito pelo irmão S, acusando a IASD de Babilônia), é um engano. Semelhantes mensagens hão de apresentar-se e delas será declarado serem enviadas de Deus, mas tal declaração será falsa; pois não estão cheias de luz, mas de trevas. Surgirão mensagens de acusação contra o povo de Deus, imitando a obra feita por Satanás em acusar o povo de Deus, e estas mensagens serão proclamadas na mesma ocasião em que Deus diz a Seu povo: "Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti. Porque eis que as trevas cobriram a Terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a Sua glória se verá sobre ti." Isa. 60:1 e 2.

Testemunhos Para Ministros, pág. 38


“A igreja de Cristo na Terra será imperfeita, mas Deus não destrói Sua igreja por causa de sua imperfeição. Tem havido e haverá os que se acham possuídos de zelo mas não com entendimento, os quais desejam purificar a igreja e desarraigar o joio do meio do trigo. Mas Cristo proveu luz especial quanto à maneira de tratar os que erram, e os inconversos na igreja.”

Testemunhos Para Ministros, pág. 42


“Os que têm proclamado ser a Igreja Adventista do Sétimo Dia, Babilônia, têm feito uso dos Testemunhos para dar à sua atitude um aparente apoio; mas por que é que não apresentaram aquilo que por anos tem sido a preocupação de minha mensagem - unidade da igreja? Por que não citaram as palavras do anjo: "Uni-vos, uni-vos, uni-vos"? Por que não repetiram a advertência nem declararam o princípio de que "na união há força, na divisão há fraqueza"?

São mensagens como as que esses homens têm proclamado, que dividem a igreja e trazem sobre nós opróbrio perante os inimigos da verdade; e nessas mensagens se revela claramente a astuta atuação do grande enganador, que quer impedir a igreja de alcançar a perfeição na unidade. Esses mestres seguem as labaredas de seu fogo, agem segundo seu juízo independente, e embaraçam a verdade com falsas noções e teorias. Rejeitam o conselho de seus irmãos, e avançam em seu caminho até se tornarem justamente o que Satanás deseja - de espírito desequilibrado.”

Testemunhos Para Ministros, págs. 51


Há um texto usado pelos que querem justificar sua posição de que a IASD tornou-se Babilônia. Eles citam um o que está no Espírito de Profecia, vol. 4, p. 232 (O Grande Conflito original de 1884) que diz:

“O termo Babilônia, derivado de Babel, e significando confusão, é aplicado na Escrituras às várias formas de religião falsa ou apóstata. Mas a mensagem anunciando a queda de Babilônia deve aplicar-se a algum corpo religioso que outrora foi puro, e se tornou corrupto. Não pode ser a igreja romana a que aqui se refere; pois essa igreja tem estado numa condição caída por muitos séculos”. 

Espírito de Profecia, vol. 4, p. 232 (O Grande Conflito original de 1884)


            Baseados neste texto, montam toda a argumentação de que o texto refere-se a Igreja Adventista, pois ela outrora teria sido pura e agora não o era mais. O texto original em Inglês, porém, deixa muito claro qual é o grupo de quem ela (Ellen White) está falando:


“The term Babylon, derived from Babel, and signifying confusion, is applied in Scripture to the various forms of false or apostate religion. But the message announcing the fall of Babylon must apply to some religious body that was once pure, and has become corrupt. It cannot be the Romish Church which is here meant; for that church has been in a fallen condition for many centuries. But how appropriate the figure as applied to the Protestant churches, all professing to derive their doctrines from the Bible, yet divided into almost innumerable sects.”

Spirit of Prophecy vol 4 p. 232

Traduzindo:

“O termo Babilônia, derivado de Babel, e significando confusão, é aplicado na Escrituras ás várias formas de religião falsa ou apóstata. Mas a mensagem anunciando a queda de Babilônia deve aplicar-se a algum corpo religioso que outrora foi puro, e se tornou corrupto. Não pode ser a igreja romana a que aqui se refere; pois essa igreja tem estado numa condição caída por muitos séculos. Mas é com adequado valor aplicado às igrejas protestantes, todas professam derivar suas doutrinas da Bíblia, ainda divididas em quase inúmeras seitas.”


CONCLUSÃO


Mediante tal estudo, aquele que é cônscio e pretende ser verdadeiro com a Igreja que é a menina dos olhos de Deus aqui nesta Terra, não pode crer que Sua igreja (Igreja de Deus) esteja envolvida com o ecumenismo e não pode chama-la de Babilônia. Deus não aprova tais procedimentos. Ele não deseja que seu povo seja enganado por tais insinuações.

Aqueles que se portam contra o povo de Deus, que faz falsas acusações contra Sua igreja, há de comparecer perante o tribunal divino, onde prestarão contas por pregarem e acreditarem nestas mentiras. De Deus não se zomba.




Por: Eleazar Domini

13 comentários:

  1. Uma verdadeira cacetada naqueles que chamam a IASD de Babilônia e a acusam de estar envolvida no ecumenismo. Interessante... já tem gente falando que um dos pontos para o ecumenismo é a Trindade é? Nossa, quanta tolice. Ainda bem que o senhor já está dando uma força pastor. Pessoas que defendem essas ideias nunca leram o espírito de profecia, ou nem acreditam mais na serva do Senhor... que pena!!! Oremos para que não seja tarde demais e eles voltem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para você ver. Tem gente falando de tudo hoje em dia. A questão é que a maioria (para não generalizar) fala sem conhecimento de causa. Boa parte realmente nunca leu o espírito de profecia, ou só lê textos isolados torcendo-os ao seu gosto.

      Excluir
  2. Excelente o conteúdo do seu blog!! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nosso Deus seja para sempre engrandecido. Vamos contiuar pregando a verdade até a vinda de Nosso Senhor.

      Excluir
  3. Pr. Eleazar, ótimo material, tive o primeiro contato com vc alguns dias atrás. Pois tenho participado através de troca de e-mails com os dissidentes que eles estão errado com relação a Trindade e outros temas, inclusive até citei alguns hinos do hinário adventista de 1886, pois tenho uma cópia do mesmo. Sou conhecido por Franzé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Franzé, obrigado pelo comentário. Saiba que o artigo sobre a hinologia Adventista que eu fiz, partiu daquele comentário feito por você nos e-mails em que discutíamos com os dissidentes sobre a Trindade. Ao ler o que você escreveu, me incentivei a pesquisar a fundo a hinologia Adventista e adquiri os hinários mais antigos. Pude, então, fazer algo a mais para ajudar a fortalecer a fé daqueles que porventura tenham entrado em contato com as heresias oriundas deste tempo. Deus continue te usando. Oro por você.

      Excluir
    2. Meu irmão em Cristo, Eleazar Domini, sou de Parnaíba-PI, e aqui também tem surgido tais dissidentes sobre a trindade e administração geral da IASD. Quero parabeniza-lo por sua iniciativa, corroborando a fé de muitos irmãos em Cristo espalhado por esse País. Quero lhe informar que apreciamos os seus artigos ricos em argumentos que nos ajudam a fortalecer nossa fé e tirar dúvidas de outros. Continue com este trabalho inspirado, tenha certeza que Deus está lhe guiando e que esse trabalho no blog já ajudou muitos que já estavam se desencaminhando a voltarem aos caminhos do bem. Deus te abençoe neste projeto!!! visita1000

      Excluir
    3. Obrigado Elias pelo incentivo e pelas palavras de ânimo. Nosso objetivo continua sendo mostrar essa verdade sendo de alguma forma uma mão auxiliadora a membros que muitas vezes não tem o contato com as línguas originais da Bíblia e documentos originais da senhora White e por isso não conseguem responder os dissidentes a altura (que muitas vezes advogam "grande" conhecimento nessas áreas, apesar de não os ter).
      Gostaria que você difundisse esse nosso blog e desejando, estou à disposição para, como pastor, auxiliar no que for necessário (até uma semana de oração sobre o tema, em comum acordo com seu pastor, é claro).
      Ore por nós. Deus lhe abençoe.

      Excluir
  4. A Igreja Crista sempre ensinou a Doutrina da Trindade porque é Bíblica.Deus é Uno e Trino.Já no Século II Cristãos chamavam Jesus de Deus e usavam a Palavra Trindade.A Igreja Catolica Romana Não inventou a Doutrina da Trindade No Concilio de Niceia no Século IV.a Doutrina da Trindade sempre foi ensinada pela Igreja. a Doutrina da Trindade é uma das Doutrinas Principais do Cristianismo e é baseada na Bíblia.quem rejeita a Doutrina da Trindade esta rejeitando Ensino Bíblico Cristão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio exatamente assim. O irmão já percebeu que o que o senhor está falando é exatamente o que este blog defende. Ele foi criado para mostrar que a doutrina da Trindade é bíblica. Parabén pelo comentário e obrigado. Continue divulgando nosso site.

      Excluir
    2. Sinceramente nunca vi alguém tão pronto para defender algo assim. Fico muito admirado, pois continuam assim mesmo. A vossa publicação tem ajudando muito aqui em Angola, principalmente eu, pois tenho baixado e publicado as vossas publicações visto que aqui os lideres em vez de ensinarem melhor esta doutrina eles expulsão da igreja aqueles que se opõe a esta doutrina. Continuam assim mesmo. (João David Capingala).

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Olá irmão João David. Estou imensamente agradecido por suas palavras. Elas me animam muito. É bom saber o alcance das minhas publicações e saber que elas ajudam os irmãos daí. Pode fazer cópias, publique em sites da região. Passe para os vossos pastores.
      Tenho muita vontade de ir à Angola fazer um trabalho aí. Eu tive um colega na faculdade de teologia que era daí. Seu nome é: Diniz Nhagamona. Ele também é pastor... formou-se comigo. Ele sempre me falava de Luanda e da igreja aí o que sempre me despertou a vontade de conhecer as terras além mar.
      Meu irmão que Deus lhe abençoe. Quando precisar estou à disposição.

      Excluir