Em contraste com as exposições de divindades mitológicas apresentadas com características humanóides em histórias e monumentos antigos originais às civilizações que as cultuavam, o Deus apontado na Bíblia como o alvo das afeições israelitas e tido como o Criador e Mantenedor de toda a Sua variada gama de seres é especificado em natureza e caráter totalmente diferentes aos atributos dos ídolos gentílicos. No compêndio sagrado, Yahweh, o Deus de Israel é categorizado nestes pormenores:

10570306_655116611262408_8071500283656031564_n

(1) Um Ser cuja autonomia e singularidade existencial é ímpar em toda a eternidade, O destacando como o único Ser dotado de tais características.

images-2

(2) Ele é incognoscível às abstrações de Suas criaturas, posto Sua substância e completude não serem passíveis às interpretações externas, visto patentear-Se como uma inteligência incriada, atemporal, adimensional, auto-existente, infinita, imortal e consequentemente: onipotente, onisciente e onipresente. Nestes termos, caso uma de Suas criaturas O observasse, não conseguiria descrever qualquer traço da imagem dEle, pois aquilo não pertence à qualquer ramo de conhecimento da realidade criada, não sendo suscetível à submissão numa análise técnica. Em contrapartida à ineficácia em definí-lO, o indivíduo não resistiria à cativação que o cenário impõe, porque apesar da aparência ser indescritível, não repelia ou negaria a magnitude da sublimidade da aparição cuja hegemonia e harmonia revelariam a beleza imensurável da inegável fisionomia, que na mais maestral tentativa humana de abordá-la, soaria ínfima frustração metafórica. Portanto, Ele se situa um grau acima de qualquer gênero cosmológico que se possa verificar.

images-3

(3) Yahweh é a realidade primária de onde todas as ramificações secundárias surgiram. Ele é a Matriz Nutriz Motriz: a fonte geradora, a bateria alimentadora e o motor propulsor de todas as arquiteturas animadas e inanimadas de Sua criação. Constitui-se como o Antecedente Primário na escala da biogênese (lei da biologia que preconiza a concepção de um ser vivo a partir de outro ser vivo), o canal principal que eclodiu tudo inerente ao Universo e que o mantêm ativo. Ao contrário da morte de um genitor que não influi na sobrevivência de sua prole, a hipótese da morte de Deus culminaria no perecimento de toda a realidade, visto esta existir conectada à Ele. Ele é a Vitalidade Primordial da existência, pois consolida-Se como uma Máxima Obrigatória enquanto Sua criação é projeto facultativo de Sua deliberação, em outras palavras, só Ele existe merecidamente.

received_1365595466792667

(4) Na Bíblia, em mais realce no Novo Testamento, Yahweh é descrito em três personalidades distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Não constituem-se três deuses, mas três seres unânimes e integrados estruturando o único Deus. O documento testifica o organismo denominado Deus como o Sistema de relacionamento triúno revelado em três autonomias de uma consciência operando o mesmo fluxo existencial. Simplificando, são três entidades, não fundidas ou fragmentadas, mas unificadas naturalmente em Sua esfera que dinamizam entre Si e em Si mesmas mutuamente e simultaneamente, reafirmando-se como o complexo indizível chamado Deus. A Tri-Unidade são três autonomias intimamente integradas formando a cognição de uma Consciência Diretiva: Deus.

received_1365595366792677

(5) No plano da redenção humana, efetivado em razão da queda do casal edênico que culminou no declínio biológico, intelectual e social da raça humana, a Tri-Unidade forma uma comissão interna que decide de antemão o programa de atuação na realidade secundária caso o pecado fosse concebido no território de uma civilização. Por ocasião da insurreição perpetrada no motim anárquico e suicida do ex-primeiro ministro e vice regente da administração universal, o querubim cobridor conhecido posteriormente como Satan, o enganador, o sistema ameaçador após ser derrotado e arrojado para fora do Terceiro Céu conseguiu guarida no planeta Terra ao vincular num sofisma estratégico, a filiação de Adão e Eva, o que redundou na usurpação do domínio sobre o mundo humano pelo Governo de Satan. Neste sentido, consoante a suficiência de Sua sondagem futurista, a Tri-Unidade decreta que o Filho (o segundo na descrição apresentativa da Tri-Unidade) encarnará materializando-Se como um homem da descendência humana a partir de uma concepção virginal cuja incumbência outorga a transferência da pena humana de extinção eterna para Ele mesmo. Deus, representado pelo Filho, encarnaria como um membro da raça caída e sofreria o morticínio no lugar dos condenados, porém a conclusão só seria plenamente aceitável na ausência de qualquer prática pecaminosa enquanto vivo, visto a necessidade de manter-Se impoluto, antagônico e infusível à qualquer pretensão da sociedade de Satan, revelando-Se assim, adverso ao doutrinamento e afiliação da política do querubim caído. O empreendimento não visava negociar um acordo de condições com o diabo como uma transação sob aval de Satan, não foi e nunca será uma cláusula de troca por persuasão da parte de Deus. A investida envolve a digna, irrefutável e insuperável propiciação oriunda da suprema expiação divina que proveu a libertação da humanidade pela Sua providência imprescindível. A potência da magnitude do Filho encarna, revela-Se à humanidade como o maior dom do Céu entre os homens, os assistem e os curam, e por fim é vituperado e massacrado por Satan e seus aliados, homens e demônios pactuados com o diabo para extinguir o Filho de Deus.

A morte da natureza humana do Filho não era apenas um critério, era uma consequência iminente, porque Satan não seria passível e inativo enquanto Jesus realizava Seu próspero ministério de seguidores, daí atacaria fortemente as tentativas do Messias até obter a oportunidade de O matar caso não conseguisse fazê-lO pecar. Então, aos nossos pecados serem depositados em Jesus, iniciou-se a obra funesta do satanismo na ânsia voraz de reduzi-lO à deploração. A humanidade estava nas mãos do diabo e o destino desgraçado dela foi transferido à Jesus. Os seres humanos pecaram contra Deus e Satan cogitava que a rebelião dos homens resultaria em abandono da raça por parte da Tri-Unidade, o diabo acreditava que não haveria escape para ela e Deus a votaria ao esquecimento e às consequências de Sua condição mortal. Deus era o único que poderia condená-la ou absolvê-la devido o pecado ser uma afronta e oposição à Sua Lei e Seu Governo. Deus decidiu não depois do pecado, mas antes da primeira das criações, formular o Plano da Redenção como recurso prévio à uma possível anomalia futura; Ele já tinha um “seguro de vida” para Seus filhos antes mesmo de gerá-los. Então, quando da inserção do problema em Seu universo intacto o pecado foi instalado, deu-se início ao resgate dos Seus santos: aqueles que aceitariam Seu sacrifício e amariam Seu reino. A propiciação foi o benefício gratuito que fiançaria o custo da infração que a humanidade nunca poderia pagar. Deus não poderia simplesmente perdoar os pecados e reverter as consequências, pois num universo lógico de causa e efeito, deve-se dar curso livre aos resultados de um erro dentro de uma complexidade, exceto se for oportunizado um conserto direto. Deus não somente perdoou, Ele consertou. Ele propiciou a resolução da anomalia contra Ele mesmo com Ele mesmo, isentando os criminosos das punições.

Agora a raça humana tem uma segunda chance mediante o reconhecimento da morte de Cristo, porém, apesar da salvação concedida, se requer do detentor a conversão à administração divina, tornando-se mordomo e difusor da aliança de Deus com os homens; caso contrário, por ocasião do segundo retorno definitivo de Cristo para tomar posse de Seu planeta usurpado pelo enganador e transportar Seus remidos para a Nova Jerusalém, haja ainda madura e vigente uma sociedade de indivíduos ligados à rebelião de Satan, serão todos aniquilados por proposital alta traição contra a Jurisprudência Superior. Satan será encarcerado juntamente com os anjos que angariou e os cadáveres dos mortos restritos neste planeta durante mil anos, enquanto todos os fiéis filhos de Deus ao longo das eras que morreram desde Adão e Eva serão ressuscitados e imortalizados; com estes se reunirão os justos vivos naquela última fase da história e serão conduzidos à capital do reino de Deus. Permanecerão durante mil anos em amplo processo de desenvolvimento e comunhão com as hostes imaculadas e os seres não-caídos do mundo superior e ao término do período, a Nova Jerusalém será fixada na Terra. Satan com seus anjos serão julgados juntamente com todos os ímpios dos milênios anteriores que negaram Yahweh e ao serem decretados culpados serão consumidos na combustão das chamas que incendiarão todo o mundo, preparando o território para a nova gênese de Yahweh.

A Tri-Unidade trabalha harmonicamente em prol da reconstituição humana: à princípio, o Pai manifestou Seus prodígios aos filhos de Sete (filho de Adão), manteve a família de Noé como o segundo pilar do domínio humano, favoreceu Abraão com a descendência prometida e libertou Israel do Egito instalando-o como uma nação poderosa. A promessa do Messias foi declarada no Éden e repassada de geração à geração, confirmada aos israelitas e concretizada aos judeus na evidência viva da pessoa de Jesus Cristo entre eles. Hoje, o Espírito Santo atua no mundo, convencendo, convertendo, inspirando e habilitando multidões a aguardarem o retorno definitivo e universal de Deus.

Deus é a Matriz Nutriz Motriz: o Superlativo Suprassumo e a Diretriz Plenipotenciária do primeiro domínio.


Este belo artigo pertence e foi retirado do site: