terça-feira, 4 de março de 2014

A doutrina da Trindade surgiu no concílio de Nicéia?

Este é um vídeo-áudio com o Pr. e Dr. Rodrigo Silva. Neste vídeo, o Dr. Rodrigo, com seu vasto conhecimento Teológico, Histórico e Arqueológico, expõe de maneira clara as origens da doutrina da Trindade no contexto do Antigo Testamento e, como tem se mostrado uma falácia o argumento de que a mesma teria se originado no concílio de Nicéia.



13 comentários:

  1. A Bíblia ensina a Doutrina da Trindade(Marcos 12:29; Mateus 28:19;1 Coríntios 8:6:João 1:1; 10:30: Atos 5:3,4).também os Cristãos da Antiga Igreja desde o Século II como Justino,Inacio,Irineu e do Século III como Tertuliano e outros Chamavam Jesus Cristo de Deus.Desde o Século II os Cristão já usavam a Palavra Trindade.eu posso dizer que Deus é Uno e Trino com base na Bíblia e argumento Histórico dos Cristão do Século II e III.Por isso posso dizer que a Antiga Igreja Cristã acreditava no Deus Uno e Trino isso Muito antes do Concilio de Niceia do Século IV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo irmão. Como você assistiu no vídeo, é exatamente isso que o Dr. Rodrigo Silva defende. Ele prova que a Trindade não surge no concílio de Nicéia, mas já muito antes a igreja cristã primitiva já cria nesta doutrina. Vamos continuar defendendo esta doutrina tão atacada. Continue divulgando meu blog.
      Obs.: Você teria algum artigo nesta área para que pudéssemos publicar?

      Excluir
  2. Antes eu Não acreditava da Doutrina da Trindade.porque quase fui Testemunha de jeová e quase fui Cristadelfiano.

    Só depois de ler Estudos Bíblicos,fazer Perguntas para Cristãos e ler as Crenças dos Pais da Igreja do Século II e III.foi que comecei a crer na Doutrina da Trindade e na Divindade do Senhor Jesus Cristo.

    Tem um Estudo Bíblico a respeito da Doutrina da Trindade de um Batista Regular,posso lhe mostrar se você quiser.

    Hoje Creio na Biblica e Cristã em um Deus Uno e Trino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria um prazer analisar seu estudo. Se for um bom estudo e não tiver nada publicado sobre o assunto, teremos prazer em publicar.

      Excluir
  3. Nos dias que Mashiach esteve Olam HaZeh ( neste mundo ) qual era a crença predominante entre os Moreim ( Professores ou Mestres ) em Ysra'EL?
    ( 1 )Unicismo: modalismo advoga que existe um Deus, o qual se manifesta em três essências ou modos(pai, filho e espírito santo) ? ( 2 ) Trindade que defende que o Eterno é três pessoas distintas que compartilham a mesma natureza?( 3 ) Monoteísmo que advoga que Eterno é um ser INDIVISÍVEL, UM SÓ, ÚNICO, ÍMPAR, SINGULAR e INCOMPARÁVEL?
    Lembrando que estamos falando de um povo estritamente imerso numa tradicão milenar de forte tendência a oralidade.
    Provavelmente responderá que foi a última possibilidade! ( 3 ) Monoteísmo unitario.
    No relato de Marcos cap.12 , Ye'shua profere o Shema Ysra'EL como resposta a pergunta de um mestre da Torá de qual seria a maior mitzvah ( instrução - mandamentos), conforme consta nos versos 28 ( pergunta ) e verso 29 ( resposta de Yeshua ).
    Ao responder com o Shema Ysra'EL logo em seguida o Mestre disse que Ye'shua dera uma boa resposta.
    Certamente ele ( Mestre ) entendeu que o Shema proferido por Yeshua expressava o seu Monoteísmo unitário.
    A pergunta que eu faço é:
    Se a crença verdadeira é o Monoteísmo unicista ou Monoteísmo trinitariano não era uma boa oportunidade para Yeshua corrigir aquele Mestre?
    Pelo contrário Ye'shua endossa a crença daquele mestre dizendo no verso 34 Ao ver Ye'shua que ele ( mestre da Torá ) havia respondido com perspicácia, disse-lhe: " Você não está longe do reino de D-us".
    Verifique que Ye'shua coloca essa crença como um pilar em matéria de salvação.
    Ye'shua corrigiu muitos ensinos equivocados, hipocrisia etc; mas a forma como esse mestre pensa sobre o Monoteísmo unitário não fora corrigido pelo contrário foi endossado . Shalom.

    Nota sobre o Unicismo: Os mais antigos relatos que se têm notícia são de Praxeas ensinando na Ásia Menor, enquanto Noeto aparece pregando em Roma. Noeto foi quem primeiro formulou uma teologia essencialmente unicista. Ele foi bispo católico de Esmirna, quando por volta de 180 E.c. começou a ensinar o que mais tarde seria conhecido como Monarquianismo.

    Nota sobre a trindade:
    Ensino que foi melhor sistematizado nos Concílios a partir de Nicéia ( IV séc. EC ).
    Ainda que alguns grupos pretendam retroceder aos cristãos da Antiga Igreja desde o Século II como Justino,Inacio,Irineu e do Século III como Tertuliano e outros Chamavam Jesus Cristo de Deus, ainda assim é tardio em relação ao pensamento predominante ao I séc, conforme o relato de Marcos cap.12.


    Fiz essa pergunta para o Leandro Quadros no programa na mira dá verdade e até hoje não obtive resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Responderei em dois textos pois ficou grande para enviar de uma só vez:


      Talvez o maior problema de quem advoga o antitrinitarianismo seja a descontextualização, i.e., a análise de apenas parte do texto esquecendo o restante. Veremos abaixo o resto do texto esquecido pelo irmão como também as correlações existentes entre ele, o livro de Tehilim e Hebreus.
      O primeiro aspecto frágil a ser analisado nessa proposta levantada pelo amigo (mesmo ele não tendo mencionado – mas está subtendido em sua fala) é a crença de que o termo ECHAD tem apenas um sentido, um significado: ÚNICO. Não obstante, em vários outros textos da Torah, Neviim e Ketuvim extrai-se também o conceito de pluralidade para a termo. Os exemplos são os mais diversos:
      1. A junção de duas partes – tarde e manhã – na formação de UM ECHAD dia, Gên. 1:5;
      2. A união matrimonial entre o homem e a mulher quando os dois são chamados UMA ECHAD só carne, Gen. 2:24;
      3. O povo era UM ECHAD e ao mesmo tempo muitos, Gen. 11:6; UM ECHAD coração, mas era uma multidão 2Cr 30:12;
      4. No novo concerto, Deus deu a todos os crentes, seu povo, UM ECHAD coração (Jer. 32:39, mas eles são muitos.
      É importante ressaltar que o termo ECHAD não tem a significação APENAS de uma UNIDADE COMPOSTA, ele pode ser traduzido por UM como uma unidade simples e básica. Entretanto, é um termo que permite a dupla tradução, i.e., pode ser usado das duas formas. Contudo, há um outro termo hebraico que não permite a tradução de uma unidade composta: YACHID. Este termo só é traduzido por UM no sentido de ÚNICO, ele não permite o uso para uma unidade composta. Sendo assim, fica o questionamento: se Moisés quisesse enfatizar um Deus único no sentido de ser APENAS uma pessoa, o melhor termo a ser empregado não seria YACHID? Por que usou o termo ECHAD que permite uma segunda tradução? Isso é no mínimo, curioso.

      Excluir

    2. Dito isto, entendemos que Cristo disse o que todo Cristão deve dizer e não há erro nenhum nisto e nem nas palavras do escriba: “Há UM (ECHAD) só Deus, e que não há outro além dele.” Todo cristão trinitariano crê nisso. Há apenas UM Deus, manifesto em TRÊS pessoas.

      Mas, nota-se que o amigo desconsiderou os versos subsequentes da narrativa de Marcos. Se propositalmente, não se sabe, mas segue-se abaixo a análise que vai dos versos 35 a 37.
      “E, falando Jesus, dizia, ensinando no templo: Como dizem os escribas que o Cristo é filho de Davi?
      O próprio Davi disse pelo Espírito Santo: O SENHOR disse ao meu SENHOR: Assenta-te à minha direita Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.
      Pois, se Davi mesmo lhe chama SENHOR, como é logo seu filho? E a grande multidão o ouvia de boa vontade.”

      Neste relato Cristo vai reivindicar sua Autoridade como SENHOR no AT. Cristo faz uma referência ao Salmo (Tehilim) 110:1. Ali aparecem dois Senhores. Um deles é Cristo.
      Confirmando esta teologia linda que permeia toda a Bíblia, Paulo, ao escrever Hebreus diz:
      “E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?” Heb. 1:13. Aqui Paulo faz referência a Cristo como o Senhor que aparece no Salmo (Tehilim) 110:1. Ou seja, além do próprio Cristo se identificar como o Senhor de Salmo 110, Paulo ratifica as palavras de Cristo. O mais interessante é que nos versos anteriores, o autor de Hebreus usa ainda outro Salmo, o Salmo 45: 6 e 7, referenciando Cristo como Deus:

      “MAS, DO FILHO, DIZ: Ó DEUS, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino.
      Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso DEUS, o teu DEUS, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.” Heb. 1:8 e 9

      Claramente Cristo é IDENTIFICADO como DEUS no livro de Hebreus, pois o verso 8 inicia dizendo que “DO FILHO DIZ: Ó DEUS...”. No texto hebraico temos a expressão Elohim duas vezes. Uma provável referência a Cristo e ao Pai, como vê-se abaixo:

      אָהַבְתָּ צֶּדֶק וַתִּשְׂנָא רֶשַׁע עַל־כֵּן מְשָׁחֲךָ אֱלֹהִים אֱלֹהֶיךָ שֶׁמֶן שָׂשׂוֹן מֵחֲבֵרֶיךָ


      Portanto, o relato de Marcos não retira de Cristo sua Divindade, ao contrário, o correto entendimento dos termos e a análise contextual e dos versos correlatos permitem claramente a identificação de Cristo como o ser Divino, o Deus do Tehilim, identificado e interpretado pelo autor inspirado de Hebreus.




      Nota: Talvez o Leandro Quadros não tenha lhe respondido, não por falta de argumentos, pois este tema sobeja argumentos refutativos ao questionamento levantado por você. Entretanto, é prudente avaliar o contexto de Leandro Quadros. Ele não passa o dia sem fazer nada apenas esperando pessoas fazerem perguntas como a sua para prontamente responder. Talvez a agenda dele seja bem mais cheia que a minha o que o impossibilita de responder TODOS os questionamentos que chegam a ele.

      Excluir
    3. Entendo a questão teologia envolvida nos termos Echad e Yachid e agradeço sua atenção.
      Mas a minha pergunta girou em torno de um contexto cultural judaico do I séc.bem anterior a qualquer menção de um ensino de trindade.
      O Sh'ma Ysra'EL Deut.6:4 citado por Yeshua e pelo mestre dá Torah eram uma expressão de qual Monoteísmo?
      Trinitariano? Não seria anacrônico - um erro em cronologia, expressada na falta de alinhamento, consonância ou correspondência com uma época.
      Rodrigo Silva, destacado erudito adventista procura anteceder ao máximo a origem deste ensino, com finalidade de desvincula-lo como produto exclusivo dos concílios eclesiástico. Neste sentido, oferece pistas provavelmente de seus próprios estudos e de colegas que corroboram com essa lógica.
      O teólogo José Carlos Ramos diz que : "o termo Trindade foi usado pela primeira vez por Teófilo de Antioquia no II século. A doutrina da Trindade é uma inferência com base bíblica, conforme é declarado em: José Carlos Ramos, “Santíssima Trindade”.
      Shalom.

      Excluir
    4. Nota:
      Em nenhum momento disse que o Leandro é um desocupado, só acho com todo respeito passa muito tempo respondendo pergunta do tipo:
      Posso orar em pé?

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. O amigo expressa o contexto cultural judaico como sendo de extrema valia teológica. Não obstante, esquece que esse mesmo contexto cultural judaico estava tão distante da verdadeira teologia que rejeitaram o Messias. A mitzvá era uma mostra de quanto a tradição estava tão impregnada na mentalidade judaica, que praticamente havia suplantado a Teologia Vétero-Testamentária. Não se pode ser categórico em afirmar que havia um claro ensino defendido pelos judeus acerca da Trindade (apesar de fortes evidências serem encontradas no AT acerca desta doutrina). Da mesma forma muitas outras doutrinas não eram ensinadas por eles e que também não tem tanta ou nenhuma ênfase no AT, mas que foram estabelecidas ao longo da era Neo-Testamentária. Poderíamos citar o batismo, a santa ceia; havia fortes discrepâncias também entre a crença da ressurreição defendida pelos fariseus e atacada pelos saduceus; havia também discrepâncias entre as principais escolas rabínicas da época (Hillel e Shamai) acerca da questão do divórcio e novo casamento. A lista é grande das doutrinas e crenças não abordadas no AT de maneira clara e muitas delas não defendidas pela comunidade judaica em sua inteireza.
      Cristo cita Deuteronômio da forma como está, e provavelmente na língua hebraica (forma comum como um judeu citava as Escrituras). Não há dificuldade em citar o texto tal como ele está (o termo ECHAD não oferece dificuldade à doutrina). O fato de Cristo citá-lo e não explicá-lo como o amigo gostaria que Cristo tivesse feito, e talvez o amigo considere que Cristo teria perdido uma GRANDE oportunidade de ensinar a Trindade, eu credito a GRANDE SABEDORIA que Cristo possuía. Jesus sempre soube o momento certo para falar. Não podemos fundamentar uma doutrina ou destruí-la baseada no SILÊNCIO DE CRISTO. Uma doutrina não se baseia no silêncio. Há outras ocasiões, que você – se já leu o NT – sabe que Cristo silenciou-se e não deu explicações que talvez nós considerássemos crucial que Ele o tivesse feito. Mas ELE SABE MAIS QUE NÓS. Nunca se calou quando achou prudente falar e nunca falou quando achou prudente se calar. Portanto não desacredito na doutrina BÍBLICA da Trindade tão somente porque Cristo se calou quando EU acho que ELE deveria ter falado. Minha crença também não se fundamenta no que a comunidade judaica da época de Cristo acreditava ou não (eles não eram parâmetro doutrinário em tudo). Minha crença se baseia nas inúmeras provas bíblicas (AT e NT) que de forma contundente abordam o conceito TRINITÁRIO, independentemente da mentalidade judaica contemporânea de Cristo.
      Quanto a última parte de seu questionamento, onde você usa a fala do Dr. Carlos Ramos para mostrar que o termo Trindade foi usada pela primeira vez no Séc. II não diminui em nada a crença desta doutrina bíblica. Os cristãos também foram assim chamados pela primeira vez só lá em Atos capítulo 11:26, quando depois das muitas perseguições foram para região de Antioquia. Lá, depois algum tempo ensinando as pessoas eles foram chamados “Cristãos” pela primeira vez. Pergunta: Será que antes eles não eram Cristãos? Não eram seguidores de Cristo só porque foram assim denominados posteriormente? Poderíamos afirmar então, que todos aqueles que viveram antes da nomeação em Antioquia não eram cristãos? Só podemos considerar Cristãos os que viveram após o reconhecimento que os de Antioquia fizeram? Só podemos assim considerar os Cristãos com base no nome citado pela primeira vez em Antioquia? Claro que não. Apesar de o nome surgir depois, o conceito e as evidências dos SEGUIDORES DE CRISTO já era uma realidade. Da mesma forma, mesmo o vocábulo Trindade aparecendo apenas no Séc. II não invalida o conceito de um Deus Trinitário, presente em todo cânon Bíblico.

      Excluir
    7. Quanto a sua observação irônica acerca do Leandro Quadros, não tenho muito a dizer, pois claramente trata-se de uma ironia de sua parte. Sabemos que Leandro Quadros fala muito mais que a posição de orar. Mas creio que, de fato, é perda de tempo e até jogar pérolas aos porcos, dialogar com quem está tão convicto NO ERRO, que não aceita correção, não aceita a verdade. Seus questionamentos a Leandro Quadros não são uma tentativa de aprender, de mudar de ideia, mas de mostrar sua posição e tentar deixá-lo sem resposta. Caso você fosse uma pessoa com dúvidas e disposta a aprender e mudar o posicionamento equivocado talvez seus questionamentos fossem resolvidos. Mas, claramente em sua fala, nota-se que suas intenções são outras.
      Portanto, seus questionamentos foram respondidos aqui. Caso haja humildade de sua parte e desejo sincero de conhecer a verdade, lerá o conteúdo e o aceitará. Não vi você comentar nada sobre o que falei do contexto mais amplo de Marcos, não falou nada acerca dos argumentos usados quanto ao Salmo 110 e o Livro de Hebreus. Você simplesmente os ignorou (na verdade ignorou o contexto mais amplo de Marcos). Ore a Deus e leia novamente tudo que escrevi. Leia Marcos todo, leia Salmo 110, Hebreus e Salmo 45. Ali, há forte evidências que você também não mencionou. Mas não farei o mesmo que você fez com o Leandro, dizendo que seus argumentos não foram respondidos por ele. Não pretendo que me responda, mas que leia e se converta.
      Essa é minha última mensagem a você. Caso aceite, Deus o fortalecerá na sua busca pela verdade. Há ainda muitos outros artigos e vídeos aqui no meu site que podem lhe auxiliar.

      Estou orando por você. Deus há de lhe esclarecer os pontos mais difíceis e assim como outros, você chegará a verdade tb. Aqui neste site, tem artigos de antigos antitrinitarianos que entraram em contato com este site, tiveram suas perguntas respondidas, passaram a defender veementemente esta doutrina maravilhosa da Dinvindade Triúna e hoje escrevem artigos aqui e são publicados por mim. Você parece ser inteligente e estudioso. Deixe o Espírito Santo guiá-lo e com certeza, estarei em breve publicando artigos seus aqui també.

      Excluir
  4. A porta dourada em Jerusalém diz quem é o Deus de Israel.

    Ainda no tempo do Senhor Jesus, por diversas vezes Ele passou por uma porta especial, que é objeto de estudo desse texto. Essa é a porta que olha para o caminho do oriente e que dava acesso ao Templo em Jerusalém, para quem vinha do Monte das Oliveiras, conforme a Fig. 1.

    Ainda quando um bebê, Jesus foi levado pela sua família para ser apresentado no Templo de Deus (Lucas 2:22). Foi a primeira vez que o Senhor Jesus passou por aquela porta.

    Então, o homem me fez voltar para o caminho da porta exterior do santuário, que olha para o oriente, a qual estava fechada. Disse-me o SENHOR: Esta porta permanecerá fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o SENHOR, Deus de Israel, entrou por ela; por isso, permanecerá fechada.” (Ezequiel 44:1-2)

    A porta foi fechada porque o Deus de Israel entrou por aquele caminho, inclusive um pouco antes de doar a sua vida voluntariamente na cruz do calvário.

    (Shemá Yisrael Ado-nai Elohêinu Ado-nai Echad - Escuta ó Israel, Ado-nai nosso Deus é Um).

    ResponderExcluir