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quinta-feira, 17 de maio de 2018

PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS: Análise de Apocalipse 3:14



Pedro Golombole

Neste artigo irei analisar o trecho supracitado dentro do contexto. Está escrito:
Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz O AMÉM, a testemunha fiel e verdadeira, O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO de Deus.

A princípio, é necessário observar que há uma disparidade entre TER PRINCÍPIO e SER O PRINCÍPIO (Rev.21:6;22:13). Não podemos ignorar essa realidade, pois são duas coisas diferentes à luz da Bíblia. Conforme sabeis, o primeiro casal teve princípio (neste contexto podemos aplicar a expressão TER PRINCÍPIO), mas não era o princípio.” Afinal, o primeiro casal não era o princípio da criação de Deus e sabemos que os animais existiram antes do casal. Em segundo lugar, devemos observar que a expressão o Princípio da criação está sendo usada como um TÍTULO e não como uma DESCRIÇÃO (Apoc.1:5;3:14). Por exemplo, observe que em nenhum lugar no NT o termo Amém é usado para descrever alguém, mas sempre para descrever uma forte concordância (Apoc.1:6;7:12;22:20). No AT, entretanto, o termo Amém é usado para descrever a Jeová, e tal expressão foi entendida na Versão Septuaginta (LXX, o Antigo Testamento escrito em Grego) como O Deus verdadeiro [Elohîm Âmen] em Isaías 65:16.
(OBS: a TNM traduz a expressão Elohîm Âmen por Deus de fé.”)

O escritor Joanino usou o vocábulo grego ARCHÉ (princípio) e não o termo grego prötós (primeiro). O léxico BDAG define que Cristo é a CAUSA PRIMÁRIA da criação (Léxico BDAG, pág.138, s.v.6). De acordo com o dicionário Aurélio da língua portuguesa o vocábulo PRINCÍPIO significa: Local em que algo tem origem; começo; CAUSA PRIMÁRIA; preceito, regra, lei, norma; fundamento, alicerce, fonte ou causa de uma ação. Portanto, o Logos é o PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO de Deus na acepção de ser o LOCAL EM QUE TODA A CRIAÇÃO de Deus TEM ORIGEM; Ele é o PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO na acepção de ser o ELEMENTO PREDOMINANTE NA CONSTITUIÇÃO DE TODA A CRIAÇÃO de Deus e o PRECEITO, a REGRA, a LEI, o FUNDAMENTO, o ALICERCE, a NORMA, QUE PRINCIPIOU TODAS AS COISAS.

A NVI traduz a expressão o Princípio da criação de Deus por Soberano da criação de Deus”, e a Bíblia Judaica traduz por o Governante da criação de Deus. A TNM traduz o vocábulo ARCHÉ por FUNCIONÁRIOS DO GOVERNO (Luc.12:11); por AUTORIDADE DO GOVERNADOR (Luc.20:20); por QUATRO EXTREMIDADES (At.10:11). O próprio vocábulo ARCHE (αρχή) também significa PRIMAZIA e EXTREMO DE UMA PONTA.

O PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO:

O PRINCÍPIO é o Agente da ativa (o que causa), não da passiva (que sofre a causa). Por exemplo, o PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO de uma casa é o pedreiro e sem ele a casa não vem a existência, e o PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO de um vaso é o oleiro e sem ele o vaso não vem a existência. Do mesmo modo o PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO de Deus é o Logos e sem Ele toda criação não vem a existência (João 1:3;TNM). O PRINCÍPIO (sujeito ativo) é a CAUSA (predicativo do sujeito) da coisa principiada (objeto passivo). Outrossim, o próprio Deus Pai é o PRINCÍPIO DA SUA CRIAÇÃO (Rev.4:11), o Princípio é a Causa Necessária das coisas principiadas. Outro detalhe: Jesus não é simplesmente o Princípio da Criação (a Causa Primária), mas também o Fim da Criação (a Meta Final da Criação). O Logos também é o Princípio da coesão (Col.1:17;Heb.1:3), que faz o Universo um cosmos em vez de um caos. Sem Ele, a gravidade deixaria de funcionar, os próprios planetas não permaneceriam em suas órbitas. Cristo é o Princípio unificador que mantém todas as coisas juntas. E resumindo Ele é o Princípio da Igreja (a Fonte da vida e da existência da Igreja).

CONCLUSÃO:

Jesus é o Princípio da criação de Deus na acepção de ser o Originador de toda a criação de Deus (Heb.1:10-12), e sem Ele nem mesmo uma só coisa veio à existência (João 1:3;TNM).















Sobre o autor: 
 
Pedro Golombole vive em Angola (Luanda- Viana) e é Adventista do Sétimo Dia há 6 anos. Assíduo leitor do nosso site, agora também contribui com este precioso material.